Lulismo e poder político, novo livro do jornalista Reis de Souza, analisa mito e realidade do Brasil de hoje

segunda-feira, 02 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Lulismo e poder político, novo livro do jornalista Reis de Souza, analisa mito e realidade do Brasil de hoje
Lulismo e poder político, novo livro do jornalista Reis de Souza, analisa mito e realidade do Brasil de hoje

Cientista político com intensa participação na análise da vida institucional do país, o jornalista, nosso colaborador e escritor Reis de Souza (foto) lança mais um livro focalizando o poder central, abordando o fenômeno Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente que atingiu os maiores índices de popularidade no Brasil sem ter construído sequer uma obra de grande porte. Com 12 livros publicados, aulas, conferências e cursos, o autor colabora com artigos em dezenas de jornais e revistas.

Por que uma análise comportamental e ideológica da administração?

“Só a observação crítica e imparcial fornece subsídios para a correção de medidas equivocadas ou fora do tempo. A arte de governar tem componentes que devem ser isolados e analisados para apuração das consequências.”

Mas o Governo Lula tem 80% de aprovação popular. É indício de acerto?

“Um fenômeno que precisa ser estudado em profundidade para uma explicação. Um governo com tantos episódios anômalos, sem características especiais, desprovido de técnicos, quase improvisado, merece a preocupação de estudiosos da matéria.”

A aprovação pode ter origem no carisma presidencial?

“Lula é um comunicador excepcional e de forte apelo popular, até pela sua biografia. Elegendo um adversário dos pobres – (as zelites) criou uma dicotomia do bem e do mal e entre apupos e aplausos, com pouco saldo e alguns desvios de conduta de seus auxiliares e mesmo a falta de um programa, fecha com chave de ouro uma polêmica administração.”

Pedidos do livro LULISMO E PODER POLÍTICO – realidade e mito à ABEL – Caixa Postal 1133 – Cep: 20001-970 Rio/RJ, ao preço de R$ 25.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade