Uma passagem relativamente curta, porém intensa. O volante Lucas, uma das principais revelações do Friburguense nos últimos anos, foi do título carioca ao rebaixamento para a série B do Campeonato Brasileiro com a camisa do Vasco da Gama no espaço de apenas um ano. E assim chega ao fim essa relação. Em busca do retorno à elite do futebol nacional, o cruzmaltino promoveu algumas alterações no elenco, e não renovou o empréstimo de Lucas. Através das redes sociais, o jogador de 27 anos anunciou a saída do clube e agradeceu pela oportunidade.
"Aos amigos e torcedores, informo que não faço mais parte do elenco do Vasco da Gama. Meu contrato não foi renovado para 2016. Quero agradecer a todos pelo carinho recebido ao longo da última temporada e a grande oportunidade que recebi, em poder vestir a camisa cruzmaltina. Realizei um sonho de infância e, mais do que isso, cresci muito profissionalmente ", atesta o volante.
Com a camisa do Vasco, Lucas entrou em campo em 27 oportunidades durante o ano passado. Foram 12 vitórias, cinco empates e dez derrotas. Neste período, fez três gols, dois deles contra o Friburguense no dia 5 de abril, no duelo vencido por 5 a 4 pelo Tricolor da Serra. O volante sofreu com as constantes mudanças no comando técnico da equipe ao longo da temporada passada. Com Doriva apareceram as melhores oportunidades, principalmente depois da lesão do então titular Guiñazu. Já sob comando de Celso Roth, Lucas perdeu um pouco de espaço, que foi ainda menor desde a chegada de Jorginho. Nas redes sociais e sites especializados, muitos torcedores vascaínos elogiaram o jogador, lamentaram sua saída e lembraram a falta de sequência de jogos pelo clube.
Destino definido em breve
Antes mesmo de abrir negociações para renovar com o Vasco, Lucas ampliou o contrato com o Friburguense, detentor de seu passe, até o final de 2017. O atleta nunca escondeu a gratidão ao clube de Nova Friburgo, e sempre fez questão de destacar que qualquer definição deve ser positiva para ele e para o Frizão. No entanto, a permanência do volante para a disputa do Campeonato Carioca está praticamente descartada. Já existem propostas, e a ideia é aproveitar o fato de Lucas ter mercado para emprestá-lo a alguma equipe.
Desta forma, o gerente de futebol do Friburguense, José Siqueira, e o empresário Evandro Ferreira tratam do futuro da revelação tricolor. Algumas ofertas já foram apresentadas, e de acordo com informações, elas seriam de clubes de Minas Gerais e de São Paulo. Até mesmo uma proposta do futebol europeu — possivelmente da França — teria surgido. Havia especulações de um suposto interesse do Bahia, pelo fato de Doriva — atual treinador do time baiano – gostar do futebol de Lucas. No entanto, essa informação foi, a princípio, desmentida.
Enquanto aguarda a definição do futuro, Lucas participa da pré-temporada do Friburguense que antecede a disputa do campeonato carioca. O jogador trabalha em separado no estádio Eduardo Guinle para manter a forma, enquanto o restante do elenco está baseado no Centro de Treinamento da Aldeia da Criança, em Salinas.
Deixe o seu comentário