Lojas virtuais - Comprar ou não comprar: eis a questão

sexta-feira, 06 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Estudos garantem que o brasileiro é um dos povos mais propensos a realizar compras pela internet. O fato é que satisfazer o consumo através da rede está deixando de ser um "bicho-papão”. As pessoas não estão mais tão desconfiadas muito menos resistentes em procurar, comparar e comprar produtos diversos, que vão de livros a eletrônicos e eletrodomésticos. 

A compra online tem suas vantagens: não enfrentar tumultos, calor, chuva e filas e poder comparar preços e produtos com simples cliques são algumas delas. Por outro lado, perde-se a oportunidade de testar a mercadoria in loco, manipulando, sentindo até o cheiro, em alguns casos. Perde-se também a chance de conversar com pessoas, principalmente os vendedores, e de descobrir outros produtos de interesse ali mesmo, na sua frente. 

De uma forma ou de outra, o fato é que brasileiro adora comprar. É só dar uma chegadinha nos shoppings e ruas comerciais badaladas pelo Brasil afora para se comprovar isso. E nos Estados Unidos? Como tem brasileiro comprando por lá!

O Natal está chegando e com ele a tradição de presentear familiares, amigos, clientes, colegas de trabalho. Se as opções já são infinitas nas lojas físicas, imagine quando se somam aí os produtos das lojas virtuais.

Mas, em se tratando de compras via internet, é preciso tomar algumas precauções, como alerta Alexsandro Gabetta, coordenador administrativo do Procon-Nova Friburgo:

"As pessoas precisam lembrar que comprar numa loja virtual pode ser uma armadilha, então, o primeiro passo é não se deixar seduzir por sites que nunca ninguém ouviu falar e que, geralmente, fazem ‘promoções’ apenas para atrair clientes. É mais seguro comprar em sites conhecidos e que, de preferência, possuam endereço físico e telefone”, diz Alexsandro. 

Sobre a forma de pagamento ele diz que o cartão de crédito ainda é preferível, já que neste caso a compra pode ser cancelada se houver problemas, como por exemplo, o produto não ser entregue. "Quando se compra numa loja virtual sem credibilidade para pagar com boleto bancário, arrisca-se a não reaver o dinheiro, se a loja não for séria”, adverte.

Outro conselho do coordenador é sempre imprimir o número do pedido, com a aprovação da compra e também a nota fiscal eletrônica. "Vale lembrar também que as compras realizadas pela internet podem ser devolvidas caso o cliente não goste, independente de defeito. Se ele não gostou da cor, por exemplo, pode entrar em contato com o site e se informar como efetuar a devolução. Mas isso tem que ser feito em até sete dias”, ressalta. 

 

O passo a passo para não entrar em "furadas” nas compras online

1) Procure se informar sobre o site. Verifique se há reclamações no cadastro do Procon de seu estado ou município, busque referências com parentes ou amigos etc.

2) Verificar qual é o endereço físico do fornecedor, CNPJ, telefone ou e-mail para esclarecimento de dúvidas e, melhor ainda, chat com um atendente. 

3) Verifique os procedimentos de reclamação, devolução do produto, prazo de entrega etc.

4) O site é seguro? Não deixe de verificar as medidas tomadas para garantir a privacidade e segurança dos usuários.

5) Não forneça informações pessoais desnecessárias. 

6) Guarde – imprima, de preferência (vai que o HD estraga?!) – todos os dados da compra: nome do site, produtos comprados, valor pago e forma de pagamento, número do protocolo de compra ou do pedido, data da operação etc.

7) Não se esqueça de verificar se há cobrança de frete ou outras taxas adicionais e também o prazo de entrega. 

8) Exigir nota fiscal, o que é recomendável em compras de qualquer tipo, em lojas virtuais ou não. 




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