Ainda não é Natal, mas a corrida ao comércio já começou. O consumidor atento e prevenido está de olho na tradicional campanha Black Friday — marcada para acontecer na última sexta-feira de novembro, 25 — e já descobriu que algumas lojas anteciparam as promoções.
Como resultado, na sexta-feira, 18, chamava atenção a movimentação em algumas lojas do centro da cidade. Butiques e grandes redes nacionais decidiram expandir o prazo e para tanto, começaram a baixar o estoque com o objetivo de esvaziar as prateleiras até o próximo fim de semana. Nas vitrines, a promessa de descontos irresistíveis para vestuário, eletrônicos, alimentos e bebidas, entre outros produtos.
A campanha de grandes promoções em todo o país se consolida ano a ano como a maior data de descontos do varejo mundial. Segundo dados divulgados em sites de análise de mercado, em 27 de novembro de 2015 as vendas alcançaram a cifra de de R$ 1,5 bilhão. A expectativa é que este ano chegue a R$ 2 bilhões.
A data, criada nos Estados Unidos como uma prévia das compras de Natal, logo após o Dia de Ação de Graças, e adotada por vários países, oferece ao público promoções que podem atingir até 80% para liquidar estoques. Os brasileiros aproveitam a data, comemorada por aqui desde 2010, principalmente para recompor o guarda-roupa da família e comprar presentes para as festas de fim de ano.
Participar ou não do Black Friday
O consumidor aguarda o evento com ansiedade, e o lojista também. Para Rafaela Almeida Santos, gerente de loja de roupas finas femininas, a campanha é ótima para fazer a clássica liquidação, com outro nome. “A Black Friday, para mim, é isso, um fim de semana de promoção para dar espaço para as novas mercadorias para o Natal que ainda vão chegar. É um movimento bom pra gente e para os consumidores”, comentou.
A proprietária de tradicional loja de bolsas e calçados decidiu não participar porque não tem estoque para liquidar. “Como fazemos duas, no máximo três peças de cada produto, não estocamos. Nossa produção é bem controlada, vai sendo criada e confeccionada à medida que vendemos e as estações mudam. Não temos margem para participar de um evento desse tamanho, que pede um montante de mercadorias de um determinado nicho ao qual não pertencemos”, explicou Luana Schwarts Fernandes.
Já uma grande rede de vestuário masculino e feminino, da linha casual, localizado em um shopping, abriu as portas nesta sexta-feira, 18, com todas as peças dispostas para a Black Friday. Para o gerente Max Vieira, a campanha é sempre um alento, principalmente em tempos de crise. “Não temos ideia de como vai ser esse Natal, não estamos esperando grandes vendas, nem mesmo superar as do ano passado. Então, pode ser que através da Black Friday a gente possa ter uma noção, ainda que vaga, de como serão as vendas em dezembro. Estamos na expectativa, vamos ver”, disse Max, aparentando cautela.
Polo de moda de Nova Friburgo com descontos de até 70%, de 21 a 27 de novembro
A partir desta segunda-feira, 21, até domingo, 27, será possível encontrar descontos de até 70% em peças de lingerie, moda praia, fitness e linha noite. As ofertas estarão nas lojas sinalizadas pelo selo Black Fashion, que já conta com mais de 30 estabelecimentos participantes.
A ação é apoiada pelo Sistema Firjan, Sindvest, Sebrae, Acianf e Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau através do Conselho da Moda, que aglomera essas e outras entidades.
“Preços que já eram bons vão ficar ainda menores, queremos superar o valor de fábrica”, revelou Carlos Eduardo de Lima, presidente do Conselho da Moda do Sistema Firjan. A proposta é estender a promoção para além de um dia, como a tradicional Black Friday, possibilitando que friburguenses e turistas comprem com mais tranquilidade. “Com a sinalização, vai possível encontrar as lojas com mais facilidade”, explicou o empresário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2533-2410.
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