O comércio da cidade está autorizado a funcionar nos três feriados do mês de novembro: 2 (quarta-feira), Finados; 15 (terça-feira), Proclamação da República; e 20 (domingo), Dia da Consciência Negra. A permissão consta de cláusula da convenção coletiva de trabalho firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo que trata da abertura das lojas em datas especiais.
De acordo com o presidente do SinComércio, Braulio Rezende, a iniciativa busca elevar as vendas do comércio, facilitar a vida dos consumidores e atrair moradores de municípios vizinhos a fazerem compras em Nova Friburgo. Ele argumenta que lojas abertas ainda servem para agradar os turistas em visita à cidade.
“É importante que os turistas que estejam em Nova Friburgo nos feriados e fins de semana prolongados encontrem o comércio funcionando normalmente. O movimento de vendas melhora o desempenho do setor e traz benefícios à economia do município”, destaca.
Também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Braulio Rezende explica que há vários anos a convenção coletiva do comércio faculta aos empresários a abertura das lojas nos feriados e a extensão do horário perto de datas especiais.
“Essa cláusula dá liberdade aos lojistas para decidirem se vão abrir seus estabelecimentos. Antes, num mês como novembro, com vários feriados, o comércio acabava sofrendo queda nas vendas e amargando prejuízos”, comenta ele.
Deixe o seu comentário