Flávia Namen
A Loja Maçônica Indústria e Caridade promoveu na noite da última segunda-feira, 12, a solenidade de premiação dos alunos vencedores do 17º Concurso de Cidadania e Civismo. A cerimônia reuniu autoridades civis, militares, diretoras, orientadoras pedagógicas e professoras de várias escolas do município além de dezenas de convidados na sede da instituição, situada na Rua Sete de Setembro 12. O prefeito eleito, Rogério Cabral, prestigiou o evento, marcado por rituais como a entrada da bandeira do Brasil ao som do hino nacional.
A solenidade foi presidida pelo venerável Érico Antônio Gripp, que agradeceu a presença de todos e destacou a preocupação da maçonaria com a formação das crianças e jovens. Daí a realização do concurso, que este ano contou com a participação de 52 instituições de ensino da rede municipal, estadual e particular de Nova Friburgo. Ao todo, foram 4.233 trabalhos inscritos de alunos do Ensino Fundamental e Médio.
O ponto alto da noite foi a premiação dos alunos vencedores (ver box) do concurso, cuja comissão organizadora foi presidida por Juarez Antonio Manhães. A apresentação coube a Raul Jarbas Soares de Abreu e os prêmios incluíram bicicletas, máquinas digitais e netbooks. O toque de descontração ficou por conta do aluno João Pedro Henriques da Silva ao ler sua redação sobre o tema “Se eu fosse médico, o que faria pela minha cidade?”. Logo na introdução do texto, o jovem arrancou risos da plateia e do prefeito eleito Rogério Cabral ao dizer: “Meu primeiro passo seria me candidatar a prefeito”.
Outro destaque da noite foi a homenagem ao aluno do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho, Wenderson da Cruz Azevedo, que é deficiente visual e participou do concurso com uma redação escrita em braile. O texto foi agraciado com uma menção honrosa e o jovem recebeu um MP10 das mãos do futuro prefeito, sendo aplaudido de pé pelo público.
A noite também foi marcada por discursos de Érico Gripp e Rogério Cabral sobre a importância da valorização dos professores e de mais investimentos no setor da educação. O encerramento coube a José Carlos Alves, que enfatizou os princípios da Maçonaria e o trabalho da instituição em prol da sociedade. Foi uma noite festiva que prestou um reconhecimento aos educadores e estudantes do município e contou com sorteio de um netbook entre os professores e diretores presentes. A contemplada foi Ana Maria Valentim Fonseca, do Colégio Municipal Vevey de La Jolie.
Relação dos vencedores
Categoria Desenho
1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental
1º Lugar - Agatha Schuab A. dos Santos
Escola Municipal Hermogénes Heringer
2º Lugar - Allanda Peixoto Macedo
Escola Municipal Dinah Lantimant Bravo
3º Lugar – Sthépane Cristina S. Carvalho
Escola Municipal Décio Monteiro Soares
4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental
1º Lugar – Emerson Campos dos Santos
Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael
2º Lugar – Ana Clara Frez Ramos
Escola Municipal Rui Barbosa
3º Lugar – Josué Fernandes Pereira
Escola Municipal Umbelina Breder de Queiroz
Categoria Redação
7º e 8º ano do Ensino Fundamental
1º Lugar – Iana S. de Queiroz
Escola Estadual Marcilio Dias
2º Lugar – João Pedro Henriques da Silva
Externato Santa Ignez
3º Lugar – Laysiane Corrêa da Silva
Colégio Municipal Vevey de La Jolie
Ensino Médio
1º Lugar – Letícia Pacheco Bueno
Colégio Estadual Dr. João Bazet
2º Lugar – Douglas Viana de Moraes
Colégio Estadual Professora Zélia dos Santos Cortês
3º Lugar – Amanda F. Vargas Emerich
Colégio Estadual Dr. João Bazet
Deixe o seu comentário