Lixo, pichação e falta de conservação prejudicam a imagem do município

Nas ruas é comum ver lixo nas calçadas, pichações e falta de conservação de espaços públicos e particulares
quarta-feira, 09 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Em pleno centro da cidade, é possível ver flagrantes que conferem um ar de abandono ao cotidiano friburguense. Um exemplo é a fachada deste prédio, situado na Praça Getúlio Vargas
Em pleno centro da cidade, é possível ver flagrantes que conferem um ar de abandono ao cotidiano friburguense. Um exemplo é a fachada deste prédio, situado na Praça Getúlio Vargas

Outrora conhecida como “Cidade dos Cravos” e “Suíça Brasileira”, Nova Friburgo, infelizmente, está cercada de problemas que vêm prejudicando sua imagem turística. Basta dar uma volta pelo centro da cidade para se deparar com flagrantes que estão poluindo a paisagem urbana e conferindo um aspecto de abandono a pontos tradicionais do município. O fato está na contramão do recém-conquistado título de “Cidade Real”, concedido a Nova Friburgo pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

 Um dos principais problemas que contribuem para enfear a cidade é o descarte do lixo fora dos horários de coleta. Moradores e comerciantes de diversos pontos do município insistem na prática irregular, que acaba trazendo muita sujeira às ruas. A VOZ DA SERRA já fez diversas matérias sobre o problema, que é recorrente em locais como o centro da cidade e demonstra a falta de educação e cidadania de alguns segmentos da população.

Outro item que evidencia a livre ação de pessoas sem compromisso com o bem público são as pichações em históricos monumentos como o de Dom João VI, que assinou a fundação do município, único no país criado por decreto real. Localizado em frente ao lago da Praça Dermeval Barbosa Moreira, o busto está cercado de rabiscos em tinta vermelha, num flagrante desrespeito a uma figura ilustre na história do município.

A falta de conservação de áreas públicas e particulares do município também está trazendo muita poluição visual à paisagem urbana friburguense. O mau estado de algumas construções e de referências do município, como o chafariz da Praça Getúlio Vargas e o lago da Praça Dermeval Barbosa Moreira , se juntam a precariedade dos jardins e a forma improvisada que permanece o busto de Ludwik Lejzer Zamenhof, criador do Esperanto.

  • O descarte de lixo fora dos horários de coleta é um problema que prejudica a imagem da cidade

    O descarte de lixo fora dos horários de coleta é um problema que prejudica a imagem da cidade

  • Canteiros com terra batida no lugar de plantas e flores são comuns pelas ruas e praças do município

    Canteiros com terra batida no lugar de plantas e flores são comuns pelas ruas e praças do município

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: friburgo | Centro | poluição | visual
Publicidade