Conforme já mostrado em diversas reportagens publicadas em A VOZ DA SERRA, o desrespeito ao horário de coleta de lixo é um hábito antigo que permanece frequente entre muitos moradores e comerciantes de Nova Friburgo. O problema acontece em diversos pontos da cidade, segundo as muitas queixas que têm chegado à redação do jornal. A mais recente delas é sobre o amontoado de lixo depositado na Rua Moisés Amélio, na altura do número 39.
A principal reclamação é sobre o mau cheiro e a sujeira que estão tomando conta do local. “O lixo de dois restaurantes está causando um mau cheiro insuportável e atrai cachorros que passam e rasgam os sacos, espalhando os detritos pela rua. Já procurei a Secretaria de Posturas e nada deles resolverem”, disse o leitor Marlon Sérvio em e-mail publicado na edição da última quinta-feira, 1º de dezembro.
Vale destacar que o desrespeito ao horário de coleta do lixo é uma demonstração de falta de cidadania e educação de alguns segmentos da comunidade. Trata-se de uma atitude que prejudica o meio ambiente e pode trazer consequências graves, facilitando a ocorrência de enchentes e alagamentos no período de chuvas.
Para evitar que o lixo fique acumulado muito tempo na calçada é fundamental respeitar os horários de coleta. O ideal é colocá-lo meia hora antes do caminhão da Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA) passar. No centro da cidade o serviço é realizado pela manhã e à noite, às 9h e após as 19h. Portanto, é preciso que haja maior colaboração de todos para que a cidade se mantenha limpa, sem a poluição visual e ambiental provocada pelo excesso de lixo depositado nas calçadas a qualquer hora, principalmente à tarde.
Deixe o seu comentário