Livro do saudoso professor Adilson conta história da Igreja de São Roque

quinta-feira, 11 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O saudoso professor Adilson Donato Batista deixou quase pronto o livro História da Igreja de São Roque, que despertou grande interesse, tanto entre os mais novos quanto dos remanescentes da época da fundação da capela (hoje paróquia), erguida por iniciativa dos moradores de Olaria. Antes da capela, os fiéis faziam seus encontros embaixo de um pé de ipê, preservado até hoje. Tijolos da antiga capela também compõem as paredes do novo templo que está sendo construído.

O livro tem 80 páginas e foi impresso pela Ediouro. Porém, todo o trabalho de edição foi dos familiares – como a viúva, Maria José, e a filha, Janaína – e amigos. A tiragem inicial foi de 1.300 exemplares. O livro se encontra à venda nas livrarias Arabesco (Avenida Alberto Braune, 87, Centro), Papelote (Praça Dermeval Barbosa Moreira, 45, Wilisau Center, Centro), e Filhos de Deus (Rua Manoel Lourenço Sobrinho, Olaria) e na secretaria da Paróquia de São Roque (Rua São Roque, 254, Olaria), das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira, e meia hora antes das missas de sábados e domingos.

O LIVRO – História da Igreja de São Roque narra a emocionante trajetória da comunidade do bairro de Olaria, que consegue superar inúmeros obstáculos a partir da fé, da união e da perseverança, num esforço coletivo para erguer a Capela de São Roque (atual Paróquia de São Roque).

O livro é fruto de uma longa pesquisa do saudoso professor e diácono Adilson Donato Batista, antigo morador do bairro, historiador e apaixonado pela saga de um povo que não se entrega perante a dor e a marginalização. Ele veio a falecer em 2003, sem ter considerado concluída sua obra. A tarefa de editar o livro sem a presença do autor foi um grande desafio para seus familiares e amigos, que buscaram informações complementares, fizeram a costura dos registros e a revisão final do livro, cuidando para que não fossem perdidos os objetivos e as suas principais marcas.

Durante mais de três anos, Adilson reuniu documentos, fotos e informações sobre a fundação da capela, entre as décadas de 30 e 40, pioneira em vários aspectos no bairro, como o primeiro movimento religioso, primeiro mutirão popular de moradores, além de estar entrelaçada às origens do Roqueano Social Clube e do Colégio Nossa Senhora das Graças. Devido à escassez de fontes documentais, o autor dedicou boa parte de sua pesquisa às entrevistas junto à geração primária e aos seus descendentes, as quais, apesar de apresentarem uma árdua tarefa para a conferência, cruzamento e precisão dos dados, foram a sua principal fonte, sobretudo de encantamento e paixão, conforme ele próprio destaca na abertura do texto:

“Nada mais justo do que dar realce ao conjunto popular que tornou possível esta reconstituição histórica”.

As dezenas de depoimentos e relatos vivos dão um toque de leveza ao texto, levando o leitor a viajar pelo tempo, transportando-se a uma realidade remota e até então quase desconhecida sobre o bairro de Olaria e a cidade de Nova Friburgo. O lamaçal dos brejos, as saídas para caça a animais silvestres e pesca nos rios límpidos, a classificação do bairro como zona rural do primeiro distrito, as origens do nome Olaria, a falta de luz, esgoto e água encanada até o início da década de 40, o frio implacável, os ‘HTs’ (internos do hospital de tuberculosos da Marinha), a epidemia de febre tifo, o esforço dos mutirões populares para a construção da capela, o início do movimento de catequese e educação no bairro, as grandes festas do santo padroeiro, as estórias e lendas sobre o ipê de São Roque, a difícil fase de declínio da igreja, até sua ascensão como paróquia são alguns dos episódios marcantes descritos no livro, com riqueza de detalhes e muitas imagens.

O lançamento foi feito na Igreja de São Roque, nos dias 23 e 24 de outubro passado, após as missas e durante o almoço comunitário, em beneficio das obras da nova igreja. O evento também integrou a programação festiva da paróquia pela visita da imagem peregrina da Imaculada Conceição, em comemoração aos 50 anos da Diocese de Nova Friburgo.

A ideia é disponibilizar os livros aos moradores de Olaria e adjacências para que possam relembrar, conhecer e valorizar suas origens. Há a possibilidade de futuras edições, ampliadas e com as devidas correções que certamente serão feitas pelos ‘coautores’ do livro: a própria comunidade.

O grande objetivo da pesquisa é o registro, para que a história não se perca jamais. E ninguém melhor que o próprio autor para descrever esta obra:

“Para alguns, este trabalho é história. Para outros, simples reportagem. Um terceiro grupo considerará como crônica. Entretanto, o que importa, acima de tudo, é o registro da maravilhosa obra de um povo, da sua força de determinação e o valor do coletivo, do comunitário, que vem a ser a marca maior da biografia de fé e esperança do bairro de Olaria”.

Mais informações sobre o livro A História da Igreja de São Roque pelos telefones 2526-9002 e 2526-9025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade