O livro Chácara do Chalet: pequena história de um sonho será lançado dia 18 de dezembro próximo, um sábado, às 20h, no salão social do Nova Friburgo Country Clube. Narra a trajetória do Parque São Clemente através de uma viagem por um século e meio de relatos, documentos, memórias e iconografias, desvendando e revelando as transformações ocorridas no Chalet e seus jardins, que conforme o passar do tempo os ia redefinindo e redesenhando. Numa união entre a arquitetura e a natureza, o arquiteto Gustave Waehneldt constrói os elementos arquitetônicos, e o paisagista Auguste Glaziou, o entorno, que também começa a adquirir o formato em voga na época. O espaço, assim, se tornou uma realidade e continua seu percurso com seu chalet e seus jardins.
A publicação foi idealizada a partir do projeto Memória do Nova Friburgo Country Clube, instituído pelo Nova Friburgo Country Clube, sob a presidência de Antonio Baptista Filho, que conta com a consultoria voluntária do mestre em urbanismo e especialista em história Luiz Fernando Dutra Folly, com a graduanda em história e estagiária do clube, Vanessa Cristina Melnixenco, e com a orientação metodológica e pesquisas históricas desenvolvidas pela arquiteta e mestre em urbanismo Luanda Jucyelle Nascimento de Oliveira. O projeto tem como principais ações reunir um acervo fotográfico referente à história da propriedade, organizar um memorial do acervo museológico pertencente ao clube e, desse modo, preservar a memória da instituição.
Um dos fatores que fazem da publicação Chácara do Chalet: pequena história de um sonho um dos primeiros passos da atual administração está relacionado aos problemas estruturais e físicos que o Chalet vem enfrentando. A casa nobre da propriedade, hoje denominada Parque São Clemente, assim como seus jardins, são tombados pelo Iphan e, desta forma, um cenário de reconhecidos valores históricos, arquitetônicos e paisagísticos. Neste contexto, o livro visa contribuir para preservar, servir como fonte de pesquisa, ponto de partida de metas e projetos de restauração, e também possibilitar o conhecimento da história da arquitetura e do paisagismo iniciados no século XIX.
O livro é um empreendimento do Nova Friburgo Country Clube como ação para preservação do acervo documental referente à história do Parque São Clemente, com acolhimento da direção da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que encampa a sua edição. Conta ainda com as introduções dos professores Cristovão Duarte, professor da FAU e Prourb, da UFRJ; e Carlos Terra, diretor da EBA, também da UFRJ. Assim, como o professor Terra, o presidente Antônio Baptista Filho deseja que esta história se torne grande e que o sonho se torne realidade, preservando a arquitetura e a natureza para futuras gerações.
Deixe o seu comentário