Em reunião na tarde da última quinta-feira, 28, no auditório da Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (Autran), o diretor operacional do órgão, Carlos Alberto Bayer, os integrantes do Departamento de Eventos da Prefeitura, Cláudio Valério Moreira e Cecília Cereja, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf), jornalista José Duarte, e representantes da concessionária de energia elétrica Energisa, definiram com os presidentes das agremiações carnavalescas os horários e trajetos do translado dos carros alegóricos, dos barracões à passarela do samba da Avenida Alberto Braune, no sábado, 13, e domingo, 14 de fevereiro, quando desfilarão, respectivamente, os quatro blocos de enredo e as cinco escolas de samba do município.
Definiu-se na ocasião que a Autran disponibilizará equipes para acompanhar o deslocamento dos carros alegóricos em todo o trajeto, promovendo interdições e alterações parciais do trânsito, nos trechos em que for necessário, desde que as agremiações respeitem os horários pré-estabelecidos. Ficou acertado que no sábado de Carnaval, as alegorias do bloco de enredo Bola Branca sairão de sua quadra no Catarcione, às 9h, para concentração na pista de desfiles, em frente à Prefeitura. O bloco Raio de Luar terá que sair de sua quadra em Duas Pedras, às 10h para concentrar-se na Rua Comandante Ribeiro de Barros; o Unidos do Imperador deverá sair da quadra do Alto de Olaria às 11h para se concentrar também na Rua Comandante Ribeiro de Barros e o Globo de Ouro terá que se deslocar da Vila Amélia para a concentração também na mesma rua às 14h. Os desfiles dos blocos de enredo começarão às 20h.
O deslocamento dos carros alegóricos das escolas de samba começará à meia-noite de sábado para o domingo de folia com a Imperatriz de Olaria que se concentrará na pista. Às 3h será a vez do Alunos do Samba deixar a quadra em Conselheiro Paulino rumo a concentração na Rua Leuenroth; às 6h a Unidos da Saudade deixará sua quadra no bairro Ypu para concentrar-se na Rua Moisés Amélio. Às 7h será a Vilage, que sairá com seus carros alegóricos da quadra em Duas Pedras para a concentração na Rua Comandante Ribeiro de Barros.
Já as alegorias da Acadêmicos do Prado, deixarão a quadra em Conselheiro Paulino às 14h, para se concentrar na Avenida Padre Roberto Saboia de Medeiros, no Paissandu. Alguns trajetos poderão levar até quatro horas. Os blocos de enredo e escolas de samba deverão enviar ofícios à Autran com demonstrativos do trajeto a ser percorrido, para viabilizar interdições parciais e acompanhamento dos agentes de trânsito.
Redes aéreas serão suspensas para facilitar passagem dos carros alegóricos
A Autran comunicou aos presidentes das agremiações que a Energisa e as demais empresas de telefonia, TV e internet a cabo comprometeram-se a suspender os fios aéreos nos trechos em que for necessário, respeitando-se a altura máxima das alegorias que deve ser de 4,5 metros no trajeto, tamanho este que pode ser aumentado na concentração para abrilhantar ainda mais os desfiles. Para tanto será preciso que as agremiações respeitem os horários pré-definidos na reunião, pois as empresas poderão disponibilizar equipes de técnicos para acompanhar o transporte das alegorias.
Também se anunciou que a pista de desfiles terá oito metros de largura para facilitar a evolução das agremiações. A rede aérea de energia da Rua Mac Niven, inclusive, já foi suspensa e a concessionária Energisa já estuda a possibilidade de retirar os fios de distribuição em frente à Prefeitura, facilitando a concentração das agremiações.
A Autran também disponibilizará o acompanhamento de agentes de trânsito na dispersão das agremiações, porém, logo após os desfiles os carros alegóricos terão que ser rebaixados até a catedral São João Batista pois a rede aérea de telefonia que atravessa a Praça Dermeval Barbosa Moreira próximo a esquina da Rua Farinha Filho tem cinco metros de altura e não pode ser suspenso. As demais interdições de trânsito no centro da cidade durante o Carnaval ainda serão definidas nos próximos dias pela Autran e a Secretaria de Ordem Urbana.
Deixe o seu comentário