Liga de Desportos divulga calendário de competições

Copa Rio de Campeões Municipais de Ligas promete ser uma das novidades de 2018
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
por Vinicius Gastin
Reunião na Federação com o Presidente Rubens Lopes: sugestões e apresentação do calendário 2018
Reunião na Federação com o Presidente Rubens Lopes: sugestões e apresentação do calendário 2018

O ano de 2018 promete ser movimentado no meio esportivo de Nova Friburgo. Diversas competições estão programadas para rechear a temporada, nas mais diversas modalidades. Clubes, entidades, ligas e equipes já preparam o próprio calendário, organizando a parte estrutural dos eventos, reunindo atletas e equipes. No caso da Liga Nova Friburgo de Desportos (LNFD), pelo menos sete campeonatos diferentes, em categorias diversas, vão contar com o crivo ou participação da entidade. 

No início deste mês, representantes da Liga friburguense estiveram na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, em reunião com as ligas do estado e com o presidente da Ferj, Rubens Lopes. Na ocasião, foi apresentada a proposta da Copa Rio de Campeões Municipais de Ligas, que vai ser uma das novidades do calendário 2018.

Um novo encontro foi realizado para definir a data de início e outros detalhes burocráticos e de regulamento. Segundo o calendário, a Copa reunindo os melhores times de competições promovidas pela Liga acontece abril e junho.

De acordo com a Liga Nova Friburgo de Desportos (LNFD), como a competição acontece a partir do primeiro semestre deste ano, já com a primeira partida em 5 de maio, contra Italva, o indicado deverá mesmo ser o time campeão da Supercopa SAF do ano passado, ou seja, o Unidos do Alto. O detalhe é que, a partir de agora, a competição passa a garantir ao campeão uma vaga na Copa Rio de Campeões Municipais de Ligas, disputada entre os melhores clubes amadores do estado.

Além do campeonato sub-17 de seleções, que pela quarta vez contará com a participação do time de Nova Friburgo, a partir de maio, o calendário de 2018 apresenta uma competição entre as Ligas da Região Serrana, o Intermunicipal Sub-15. O torneio aconteceria em maio, e a ideia, segundo a LNFD, é fazer do município a sede oficial do evento, por conta dos festejos pelos 200 anos.

Outras competições

Além das novidades previstas para este ano, outras competições que já se tornaram tradicionais compõem o calendário da Liga Nova Friburgo de Desportos em 2018. O campeonato de futsal masculino, por exemplo, deve acontecer em março e abril, em quatro categorias: sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16.

Nesse mesmo período vai acontecer o campeonato municipal de futebol amador masculino, nas categorias sub-15 e sub-17. Nova Friburgo e São Pedro são os atuais campeões nessas faixas etárias, e devem participar para defender o título este ano. Já para o sub-11 e sub-13, que têm Friburguense e São Pedro como detentores atuais da taça, a previsão é que a competição tenha início em junho.

 As equipes sub-20, por sua vez, devem disputar o torneio nos meses de outubro e novembro. Nesta categoria, o Varginha sagrou-se campeão na temporada passada. Já o campeonato estadual de ligas da Ferj, categoria sub-17, terá os jogos realizados entre o quinto e o sexto mês deste ano.

Já tradicional no calendário esportivo de Nova Friburgo, a Supercopa SAF de Futebol Amador prepara uma edição diferenciada para 2018, exatamente por conta das comemorações pelos 200 anos de Nova Friburgo. Considerado o principal campeonato da modalidade no município, a Supercopa acontecerá em maio e junho, reunindo campeões de bairros, distritos e alguns dos principais clubes do futebol amador friburguense.

Outra competição prevista é o Torneio Intermunicipal da Ferj, na categoria sub-15, a ser realizado durante os meses de maio, julho e setembro. Talvez a única competição que não saiu do papel em 2017, o festival ou torneio feminino volta a integrar o calendário da Liga de Desportos. Segundo a entidade, a ideia é organizar pelo menos uma atividade para as meninas em setembro.

A Liga

Depois de quase uma década afastado dos torneios amadores promovidos pela Ferj, Nova Friburgo voltou a participar nos últimos anos, desde a finalização do processo de formalização e reconhecimento de uma nova entidade pela federação, a Liga Nova Friburgo de Desportos. Com a filiação, a cidade voltou a participar novamente das competições, como o Campeonato Regional de Ligas Municipais sub-17.

Ao filiar-se, a Liga também pode federar os atletas, fazendo com que os clubes formadores recebam um percentual de possíveis transferências de jogadores para outros clubes. O repasse é feito pela Ferj em caso de negociação com clubes do Rio de Janeiro, pela CBF em caso de transferência para clubes de fora do estado e pela Fifa nos casos de negociações internacionais.

Em 2016 foi aprovada pela Câmara de Vereadores a lei que torna a Liga Nova Friburgo de Desportos uma instituição de utilidade pública municipal. Desta forma, a entidade passou a ser incluída na Lei Municipal de Subvenções, tendo assim direito a receber um determinado valor para o custeio de suas despesas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol
Publicidade