Licença do carro digitalizada já está disponível no estado

O CRLV, ou "verdinho", pode ser acessado por aplicativo e substitui documento de papel
quarta-feira, 28 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Licença do carro digitalizada já está disponível no estado

O Detran-RJ já disponibiliza o serviço de licenciamento anual 2019 na versão digital para todos os veículos de placas de 0 a 6, que já pagaram a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) e o seguro DPVAT, estão regulares e podem circular sem transtornos. Com as taxas quitadas, o Certificato de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Serpro. Caso o motorista queira obter o documento impresso, basta ir a uma unidade do Detran, seguindo sempre o calendário de entrega.

"Nós só estamos facilitando a vida das pessoas. A via digital do CRLV vale para mostrar a regularização do veículo. Não precisa correr para retirar o documento físico", ressalta Luiz Carlos das Neves, presidente do Detran-RJ. A versão do CRLV para celular substitui a de papel, já que o documento físico não é mais de porte obrigatório, como ressalta o parágrafo único do artigo 133 Código de Trânsito Brasileiro. O CRLV digital tem o mesmo valor legal do documento em papel, mas a emissão tem uma condição óbvia: o veículo precisa estar devidamente regularizado, ou seja, com as taxas pagas.

Os proprietários de veículos com placas de 0 a 2 e que pagaram a GRT, já estão regulares e podem retirar a via impressa do documento indo ao Detran, sem necessidade de agendamento. Para os veículos de placas de 3 a 6, é necessário agendar a retirada do documento no site www.detran.rj.gov.br ou pelo telefone 0800-020-4040, caso o motorista queira ter em mãos a versão impressa.

Para ter o documento impresso, é preciso apresentar o CRLV anterior (ou sua a versão digital) ou o certificado de registro do veículo (CRV). No caso dos proprietários de placas 7, 8 e 9, é necessário aguardar ainda a abertura do calendário.

Como obter o CRLV digital

1- Pague a GRT e o seguro DPVAT referentes ao licenciamento anual 2019

2- Baixe o aplicativo CDT, disponível no Google Play e na App Store

3- Insira seu CPF

4- Preencha o formulário, com nome completo, data de nascimento e endereço de e-mail e crie uma senha

5- O sistema mandará um link de ativação para o seu e-mail; siga-o

6- Entre no aplicativo com seu CPF e a senha

7- Clique no botão ‘+’

8- Clique em ‘Incluir CRLV digital’

9- Insira o número do Renavam

10- Insira o código de segurança do CRV, o documento de compra e venda do veículo – não confundir com o CRLV

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade