O diretor do programa Pró-Leitura da Secretaria Municipal de Cultura, o escritor infantil Álvaro Ottoni iniciou semana passada uma série de visitas às escolas municipais de Nova Friburgo, a fim de incentivar os professores das turmas de educação infantil (antigo pré-escolar) e do primeiro segmento do ensino fundamental (antigo primário) a desenvolver o interesse e o prazer pela leitura e a contação de histórias.
A primeira escola visitada foi a Miguel Raymundo de Moraes Bittencourt, no bairro do Cônego. Álvaro divulgou o projeto de incentivo à leitura para as crianças, acompanhado de seus parceiros na iniciativa, Gabriela Rivas, Silvinha Araújo, Leonardo Benevenucci, Jefferson Cunha e a psicóloga Dalva Brust.
Um dos temas abordados por Álvaro no encontro com os professores da escola foi a importância da pedagogia do afeto e a necessidade dos profissionais de educação transmitirem entusiasmo para contagiar os alunos, despertando neles o interesse pela leitura de histórias. Também foi abordada a inclusão das escolas municipais no roteiro de visitas da Biblioteca Móvel, que deve ser motivo de grande expectativa entre os alunos.
Os professores da Escola Miguel Raymundo de Moraes Bittencourt ainda participaram com Álvaro Ottoni e sua equipe de uma roda de atividades, ao som de pandeiro com cantorias, trava-línguas, formulação de adivinhas e demais atrações musicais que objetivaram envolver os mestres no projeto de incentivo à prática da leitura nos alunos desde pequenos, a fim de formar futuros leitores.
A diretora da escola, professora Tânia Emmerick e as dirigentes Viviane Simas e Monique Higgins, a orientadora pedagógica Valéria Chicre e os professores ficaram entusiasmados com o projeto de incentivo à leitura e já aguardam a participação nas oficinas de capacitação para professores que já está sendo promovida pelo programa Pró-Leitura, objetivando desenvolver o hábito saudável da leitura nas crianças.
Deixe o seu comentário