Lentidão nas obras de revitalização de praça em Lumiar gera reclamações

O que deveria ser uma obra para oferecer mais lazer e qualidade de vida acabou se transformando em dor de cabeça e prejuízo
terça-feira, 08 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A principal queixa da comunidade é quanto à falta de mão de obra no local para o término dos trabalhos
A principal queixa da comunidade é quanto à falta de mão de obra no local para o término dos trabalhos

O que deveria ser uma obra para oferecer mais lazer e qualidade de vida aos moradores e turistas que visitam o distrito de Lumiar acabou se transformando em alvo de uma série de queixas. Estamos falando da lentidão dos trabalhos de recuperação e revitalização da Praça Carlos Maria Marchon, uma das referências da localidade turística. Iniciada logo após o carnaval, a execução das obras está em ritmo lento, o que vem desagradando a comunidade do 5º distrito friburguense.

Algumas reclamações sobre o andamento dos trabalhos têm chegado à redação de A VOZ DA SERRA. “Só vejo três pessoas trabalhando lá no momento e não temos ideia de quando a praça ficará pronta. Não sei porque tanta demora, mas acredito que não seja falta de dinheiro. Essa e outras reformas receberam um grande investimento do estado”, disse uma moradora antiga do distrito, que preferiu não se identificar.

Outros moradores que entraram em contato com a equipe de reportagem se queixam que a demora na conclusão das obras está trazendo transtornos para a comunidade e quem visita o distrito. “Esse canteiro permanente de obras acaba afastando os turistas de Lumiar e prejudicando o movimento das lojas, restaurantes e pousadas. Além disso, tem outras obras que estavam previstas, como a revitalização das ruas do distrito que ainda nem começaram”, reclamou outro morador da localidade.

Vale destacar que a revitalização da praça está a cargo da Hécio Gomes Engenharia Ltda e é parte do Programa de Desenvolvimento ao Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Prodetur-RJ), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério do Turismo (MTur) e do governo do estado do Rio de Janeiro. São R$ 6,1 milhões provenientes do programa para recuperação de praças e revitalização de vias nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. O valor consta numa placa afixada no tapume de uma das obras, onde também há a informação que 70 empregos estão sendo gerados.

A redação do jornal entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber qual a previsão de conclusão das obras e recebeu a seguinte nota: “De acordo com a Secretaria de Turismo, as obras estão em andamento e dentro do cronograma. Ainda segundo a secretaria, baseada em informações repassadas pela Secretaria Estadual de Obras, a previsão para conclusão é o fim deste mês. Na próxima semana, após reunião pré-agendada com os engenheiros responsáveis, deverá ser anunciada a data para inauguração”, diz a nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra | praça | Lumiar | atraso
Publicidade