Um dos atos mais bonitos de gentileza é a lembrança. Não só gentileza, mas também carinho, lembrar das pessoas é uma forma de demonstrar que elas moram em nossos corações. Muitas vezes lembramos de pessoas com afeto, mas esquecemos que é muito importante demonstrar esse sentimento de alguma forma. Não existe nada que deixe alguém mais feliz do que saber-se querido. E você tem o poder de alegrar a vida de quem ama com esse gesto.
Com o advento da informática, demonstrar sentimentos tornou-se mais prático. Coisa horrível de ser dita, mas é a mais pura verdade. Basta enviar uma mensagem de SMS ou um e-mail para dizer às pessoas o quanto elas nos são caras, o quanto elas fazem diferença em nossas vidas. Com essas ferramentas podemos driblar a timidez e a falta de tempo e de habilidade com as palavras. Basta um celular com mínimo de crédito ou um computador com acesso à internet e pronto, já podemos expressar o nosso amor.
É importante também não esperar uma situação em que precisamos das pessoas para dizer que gostamos dela. Perde muito o valor. Por mais que você queira bem aquele amigo que é alto executivo de uma empresa, expressar esse sentimento somente quando está procurando emprego é muito feio e soa como oportunista. Certifique-se de sempre estar em dia com os seus votos de felicidade para as pessoas que quer bem.
Formaturas, aniversários, casamentos, graduações, enfim, todos os rituais de passagem em que você sabe que é importante para o protagonista, não é o mesmo que um convite para sair sábado à noite. É um acontecimento importante para quem está realizando, portanto, se for alguém muito querido é uma obrigação comparecer. A sua presença é uma forma de apoio e de expressar felicidade pelo acontecimento. Compareça mesmo que não esteja em um momento bom. Vá, dê um abraço e saia à francesa se for o caso, só não perca a chance de participar da felicidade de alguém querido, o momento não volta mais.
Se um amigo ou alguém ligado a ele andou com problemas de saúde, esse momento releva verdadeiramente quem se importa. Portanto, dê mais atenção do que de costume, ligue e pergunte, faça uma visita se achar oportuno. Jamais se omita diante de um problema desses. Nessas horas os laços devem se estreitar e o amor ficar nítido para quem quiser ver.
Tão importante do que se fazer presente nos problemas é demonstrar sua alegria, se for verdadeira, nas realizações, prosperidades e vitórias. A inveja se ressente da alegria do outro, e por mais humano que seja invejar, se você realmente gosta de uma pessoa isso passa. Tão comum como os “amigos” que somem nas dificuldades, são os “amigos” que surgem do nada quando se está por cima. E você que sempre esteve ali do lado, mesmo quando as coisas não iam bem, pode representar uma referência de relação incondicional. Por outro lado, se o sucesso bateu na sua porta, mais do que nunca será bom lembrar de quem gosta de você pelo que você é e não pelo que tem. O dinheiro não deve estragar relações de amizade verdadeiras. Mostre delicadamente ao amigo, mais ou menos afortunado, que isso não tem importância para você.
Ao cônjuge, namorado ou namorada, companheiro, ficante, peguete, ou seja lá o que for, cabe vencer a rotina que desgasta todas a relações amorosas, que é sem dúvida a relação mais exigente e difícil de todas. Nesse caso, é uma conquista diária, às vezes assombrada pelo ciúme e medo do abandono, em maior ou menor grau, mas sempre delicada pela necessidade de acomodar dois egos, dois interesses, duas expectativas, duas formas de ver a vida.
O amor não é uma tarefa que termina. Nunca é demais dizer que ama, que sente falta. Não é preciso esperar datas especiais para lembrar o quanto essa relação é especial. O amor é informal. O carinho e a gentileza devem ser diários para que a árdua tarefa de viver juntos seja menos difícil e tenha mais prós do que contras.
No fim do ano, época de colocar na balança acontecimentos e sentimentos, demonstrar amor e amizade pode parecer burocrático, como de fato é. Mas precisa acontecer. O seu cartão, telefonema ou email precisam chegar. É preciso renovar com gestos e atitudes a importância de nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, de curso, clientes e todos que contribuem para nossa vida ser viável e boa. Não pense nos seus votos como um voto a mais. O que aconteceria se algumas batidas do coração resolvessem não bater por se considerarem sem importância diante de tantas outras?
Coloque sinceridade e boas energias nas suas mensagens, lembranças e presentes. Deixe que esse amor floresça e transpareça. A vida passa, as coisas mudam, as pessoas morrem. Abrace sua mãe, ligue para seu amigo, beije sua esposa. Mande sempre lembranças para todos. Ninguém pode adivinhar o que você sente. Aproveite sempre que for possível para dizer gosta, que ama, que sente falta, que está feliz pelo outro.
* visite o blog
http://www.pessoal-intransferivel.blogspot.com
Deixe o seu comentário