Leitor flagra triste situação dos moradores de rua em Friburgo

Alcoolizados já de manhã, dois deles dormiam no chão da praça, sobre poças d'água deixadas pelo temporal da madrugada
sexta-feira, 06 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Os dois homens dormindo na praça (Fotos de leitores)
Os dois homens dormindo na praça (Fotos de leitores)

Em pleno clima de Natal, com a cidade se enfeitando para as festas de fim de ano, um leitor enviou para a redação fotos que revelam uma situação desalentadora. Na Praça Getúlio Vargas, próximo ao coreto, um grupo de moradores de rua, já visivelmente alcoolizados às 10h50 desta sexta-feira, 6, ocupava dois bancos. Dois deles dormiam no chão, sobre poças d'água deixadas pelo temporal da madrugada.

O problema é antigo e se agrava a cada dia. Em março deste ano,  com o apoio do 11º BPM, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho chegou a retirar algumas pessoas que estavam "morando" no coreto. A ação foi motivada por denúncias de transeuntes, segundo as quais eles costumam utilizar o local para o consumo de drogas e bebidas alcoólicas, além de importunar frequentadores. Os 12 adultos (sendo dois andarilhos argentinos) e dois menores abordados na época foram encaminhados às suas residências, já que tinham moradia fixa, e encaminhados também para o serviço de Saúde Mental da prefeitura. Já os adolescentes foram atendidos pelo Conselho Tutelar, que localizou os responsáveis e fará, a partir de então, o acompanhamento familiar dos mesmos.

Em julho, a Secretaria Municipal de Assistência Social abriu um ponto de apoio, no bairro Duas Pedras, para acolher essas pessoas e oferecer um local digno para elas passarem as noites mais frias.

A Prefeitura de Nova Friburgo costuma dizer que a cidade tem aproximadamente 20 pessoas em situação de rua, a maioria com algum tipo de dependência química. Além da Getúlio Vargas, eles podem ser vistos no coreto da Praça Marcílio Dias e entorno do Paissandu, a Praça do Suspiro, o bairro Ypu e a Avenida Alberto Braune. Ainda segundo a prefeitura, regularmente são feitas abordagens sociais. Durante essas diligências, foi identificado que todas as pessoas que estão em situação de rua possuem residência fixa e são sempre orientadas a retornarem aos seus lares. Mas a maioria acaba resistindo a qualquer tipo de ajuda.

Como ajudar

Pessoas interessadas em ajudar com doações devem ir até o Creas, que fica na Rua Carlos Magno, 5, próximo ao Hospital Municipal Raul Sertã.

 

  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ação social
Publicidade