Arquivo de Notícias
Legislativo cria medalhas de mérito esportivo e cultural
sábado, 25 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
O legislativo friburguense passará a conceder todos os anos medalhas de mérito cultural e esportivo. Trata-se, a partir de agora, da maior honraria entregue no município aos destaques do esporte e da cultura.
A criação das medalhas de mérito é de autoria do vereador Wanderson Nogueira (PSB), que entende ser atribuição da casa legislativa reconhecer personalidades e instituições que contribuam para o engrandecimento do município. "Prestar homenagem a certos ícones é ferramenta de motivação para novas realizações e para que outros busquem tal reconhecimento”, defende o vereador, acrescentando que os dois nomes escolhidos para a medalha representam o que há de mais exemplar nos dois setores.
A medalha de Mérito Cultural recebe o nome do saudoso ator, diretor teatral, escritor, dramaturgo, professor e palhaço Carlito Marchon. "Por trás do palhaço Gavião, havia um homem preocupado com a formação cidadã e engajado em diversos projetos de inclusão social. Por isso a escolha de seu nome. A honraria eterniza merecidamente o legado do artista que sempre promoveu e lutou em prol da cultura friburguense”, diz Wanderson. A medalha será entregue todo dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura e mês de aniversário de Carlito (25/11), em duas categorias. Uma premia um destaque individual da cultura e outra dará destaque a um grupo, instituição ou iniciativa coletiva que trabalhe para sua divulgação.
O reconhecimento da Câmara ao mérito desportivo segue o exemplo da cultura, já que é notório o valor do esporte para a autoestima, saúde e como instrumento de inclusão social. A medalha ao destaque anual do esporte friburguense carrega o nome de Swian Zanoni. "O supercampeão de motocross adotou Nova Friburgo no coração e levou o nome da cidade ao mundo através do seu talento como piloto. O atleta defendia que vitórias fáceis fazem soldados fracos e só o esforço, a dedicação, a insistência, a humanidade, levariam a conquistas realmente grandes”, lembra o vereador.
Swian morreu cedo, aos 23 anos, mas deixou lições. Durante a tragédia de 2011, tirou sua moto da garagem no Jardim Califórnia, onde morava, para ajudar as vítimas do desastre climático e, apesar do feito, recusou o rótulo de herói afirmando que apenas fez o que qualquer ser humano deveria fazer. A data escolhida para entrega do mérito desportivo é 26 de abril, data da fundação do Friburgo Football Club, primeira instituição esportiva da cidade e mês de nascimento do saudoso atleta (18/04).
Presidente da Câmara participa da solenidade de entrega de van à Apae
O presidente da Câmara, Márcio Damazio (PSD), participou nesta quarta-feira, 22, no Palácio Guanabara, da solenidade de entrega de vans e ambulâncias para o atendimento de 24 entidades beneficentes do estado e três prefeituras. A iniciativa é uma parceria do Riosolidário e da Loterj. As organizações, a maioria voltada para portadores de necessidades especiais, contaram com a doação de 16 veículos e mais de R$ 8,1 milhões em recursos financeiros.
Entre as entidades beneficiadas com a parceria estão a Apae e a Pestalozzi de diversos municípios, como Nova Friburgo. Além de vans adaptadas para cadeirantes, foi entregue a primeira com consultório odontológico, para a prefeitura de Vassouras. O valor total das doações é parte do lucro líquido da Loterj, que é destinado para fins de assistência hospitalar, escolar, de interesse social, educacional, esportivo e cultural.
Fundadora e diretora da Apae de Nova Friburgo, Maria das Dores Mello Pacheco, de 72 anos, recebeu as chaves da van para a instituição e contou que muitos dos quase 800 pacientes atendidos pela instituição serão beneficiados com a doação.
"Ela vai nos ajudar a transportar os pacientes mais crônicos, que moram longe da sede. Como a Apae tem 34 anos, muitos pacientes envelheceram, os pais já morreram, e precisam de ajuda para se locomover”, declarou.
Município ganha mais um veículo para o transporte de cadeirantes
O prefeito Rogério Cabral recebeu do diretor administrativo da Faol, Renato Faria, e do chefe de fiscalização da empresa, Armando Lopes, a chave de um veículo Fiat Doblô adaptado para transporte de cadeirantes. Acompanhado do subsecretário de Assistência Social, Antônio Fagundes, o prefeito assistiu à demonstração sobre o funcionamento do equipamento. O veículo entregue faz parte acordo firmado na Justiça entre as partes, por ocasião do reajuste da tarifa dos ônibus urbanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário