Nesta sexta-feira, 11, às 16h, a Usina Cultural Energisa abre a exposição “Lava a Jato”. A mostra, patrocinada pela concessionária Energisa e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, é da artista plástica e fotógrafa Rose Aguiar. As obras vão ficar em cartaz no espaço até fevereiro de 2017.
De acordo com a artista, a elaboração do projeto surgiu a partir de uma aula de artes que levou alunos a um lava-jato de Nova Friburgo. Após esse dia, Rose começou a mergulhar em uma pesquisa que lhe rendeu mais de 500 fotografias, a maioria delas tiradas dentro do carro. Nesta primeira exposição da série, Rose leva ao público 14 imagens, dentre fotografias e telas, e um vídeo, em que a experiência diferenciada do olhar, proposta pela artista, pode ser ainda mais profunda.
“Não vivemos mais nos tempos de fotografar somente o fotografável. Nesses tempos da era digital, tudo é fotografável, tudo se permite outro olhar, outros detalhes, outras leituras e até mesmo outra estética e é com esse propósito que nasce a mostra 'Lava a Jato'. O que podemos ver através do espelho ou da lâmina de vidro ou água também é imagem, também se presta ao devaneio e a fruição. As imagens aqui presentes demonstram bem se tratar de uma busca no sentido de restabelecer conexões efetivamente transformadoras da realidade e, através do estranhamento, essas obras nos ajudaram a reconhecer novas possibilidades do olhar, porque a experiência da reinvenção do mundo é sempre transformadora em nossas vidas”, afirma a curadora do evento, Márcia Zoé Ramos.
Rose Aguiar mora em Nova Friburgo há mais de 30 anos e desde jovem se dedica as artes visuais. Além deste trabalho, Rose já expôs diversas obras no município e em galerias internacionais, como a Musa Art Association, em Milão. A Usina Cultural Energisa fica na Praça Getúlio Vargas, 55, Centro, e está aberta de terça-feira a sábado, das 13h às 18h.
Deixe o seu comentário