Quem não dispensa a culinária alemã não pode ficar de fora do Festival das Colônias. O Centro Cultural Teuto-Friburguense (CCTF), que representa a colônia alemã na cidade, vai servir em sua tenda, devidamente decorada, comidas típicas e rápidas. Nesta primeira edição do evento não há condições de ser montado um restaurante, como em outras festas típicas Brasil afora.
A presidente do CCTF, Dalva Brust, salienta que as dimensões do trabalho serão pequenas, mas haverão de ser aprimoradas para o próximo ano. Porém quem for à tenda da colônia alemã nesta primeira edição, vai encontrar o tradicional pão com lingüiça, entre outras iguarias.
Dalva ainda não tem certeza se a Praça das Colônias estará em condições de ser aberta para visitação. Afinal, a estrutura física do local carecia de reparos. O mobiliário e o acervo da colônia alemã foram retirados e, como as lojas das demais colônias, está desestruturada. E para receber bem os visitantes é preciso que esteja tudo em ordem.
FESTIVAL VÁLIDO
Para Dalva, o projeto do Festival das Colônias é válido por possibilitar a reorganização das colônias radicadas em Nova Friburgo, pois as colônias precisam reassumir seu espaço na Praça das Colônias, local que friburguenses e turistas já contavam com ele, um ponto turístico que já tinha seu marketing formado.
A presidente do CCTF também prefere considerar o evento como "Festa das Nações”, proposta que deverá sugerir numa próxima oportunidade. Ela garante que a maioria das demais colônias prefere este título por considerá-lo mais justo. Para Dalva, como Festa das Nações a estrutura se modificará a fim de oferecer mais conforto para visitantes e para quem trabalha no evento.
Deixe o seu comentário