Lançamento de campanha que começa em abril marca Dia Mundial de combate à tuberculose em Nova Friburgo

terça-feira, 25 de março de 2014
por Jornal A Voz da Serra

A Secretaria Municipal de Saúde e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde não deixaram passar em branco o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e promoveram uma ação na última segunda-feira, 24, para marcar a data e o início da campanha contra a doença na cidade. Realizada na Policlínica Silvio Henrique Braune, no Suspiro, a iniciativa visa conscientizar a população sobre o impacto da doença no mundo e falar sobre as medidas de prevenção e controle que estão ao alcance de qualquer pessoa.

Com o slogan "Quanto antes você tratar, mais fácil de curar”, a campanha começa em abril, sempre na última quinta-feira de cada mês, das 8h às 12h, na Policlínica do Suspiro. O programa entrará na rotina do setor de Tisiologia, trazendo informações e orientações sobre as formas de prevenção da tuberculose e a importância do tratamento para a cura da doença, além das orientações sobre como identificar os sintomas e a necessidade de procurar a unidade de saúde mais próxima a qualquer sinal de suspeita. 

Vale ressaltar que o SUS oferece tratamento de graça a todos os pacientes diagnosticados, que passam a ser acompanhados até a cura total. A campanha conta com a parceria dos alunos de enfermagem da Universidade Estácio de Sá e do Programa Municipal de Tuberculose.

 

Uma doença curável, mas invisível

Transmitida pelo paciente ao falar, espirrar ou tossir, por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar, a tuberculose atinge principalmente os pulmões. É causada por um micro-organismo, o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. Os sintomas mais comuns da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, febre baixa no fim da tarde, sudorese noturna, falta de apetite, emagrecimento e, em casos mais graves, dificuldade de respiração. 

Apesar da gravidade, a doença tem cura. Basta seguir corretamente o tratamento, que dura seis meses e não pode ser abandonado. Vale destacar que a melhor forma de evitar a transmissão da tuberculose é descobrir a doença o mais cedo possível e fazer o tratamento correto. O hábito de cobrir totalmente a boca e o nariz ao tossir ou espirrar também ajuda a evitar a transmissão, bem como manter a casa bem ventilada, com as janelas abertas para permitir a entrada de ar e sol. 



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade