A cura das emoções como caminho para a felicidade a fim de cessar com o constante sentimento de sabotagem resultante das ações adversas sofridas no dia a dia, assim como alcançar uma perspectiva mais ampla da vida, seus acontecimentos e repercussões. No budismo, a familiarização do indivíduo com as próprias emoções é fundamental para o alcance da paz interior, assim como o equilíbrio necessário para lidar com os relacionamentos e atividades de cada um. Lidar com as coisas sem que precisemos apelar para a raiva, ciúme ou o sentido de possessão tão comuns ao homem nesta ou em qualquer outra era do passado. Esta é uma capacidade que precisa ser desenvolvida por todos que estão em busca da felicidade para si mesmos e para os outros.
E é com a intenção de aproximar as pessoas dessa condição, não de insensibilidade, mas de consciência e meditação, que a lama Chagdud Khadro fará uma breve visita a Nova Friburgo. Ordenada lama em 1997 por Sua Eminência Chagdud Tulku Rimpoche, com quem foi casada de 1979 até sua morte, em 2002, Chagdud Khadro foi designada para ser a futura Diretora Espiritual de Chagdu Gonpa Brasil. “Eu acho que o budismo definitivamente é relevante para o praticante ocidental, para os brasileiros, e me dedico a torná-lo acessível”, declarou a lama em entrevista à revista Carta Capilé.
A agenda oficial de Chagdud Khadro começa na segunda-feira, 1º, às 19h, quando ministrará uma palestra grauita no teatro da Usina Cultural Energisa, localizado na Praça Getúlio Vargas, 55, com entrada pela Dante Laginestra. Com o título “Curando as emoções”, a palestra objetivará a compreensão das forças que regem as emoções negativas que constantemente assolam o homem moderno, apresentando métodos para purificar as emoções aflitivas, alcançando assim novas e mais amplas perspectivas.
Na terça-feira, 2, Chagduh Khadro promove ensinamentos sobre a meditação intitulada Tara Vermelha: uma porta aberta para a bem-aventurança e o estado desperto definitivo. Aspecto feminino do Buda, Arya Tara, a Mãe dos Vitoriosos, é a corporificação das qualidades do estado búdico, que incluem clareza, sabedoria e compaixão. Os ensinamentos ocorrerão, a partir das 19h, no Chagdud Gonpa Dechen Ling, Rua Padre Roberto Sabóia de Medeiros, 33 – casa 6 / sobrado, na Vila Zezé, no centro. Não há valor pré-estabelecido para a participação, deixando espaço para uma contribuição espontânea dos presentes. Maiores informações pelos telefones 2522-0992 e 9973-2609.
Deixe o seu comentário