Laercio Rangel Ventura * 14.04.1930 + 03.02.2013

terça-feira, 05 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Laercio Rangel Ventura  * 14.04.1930 + 03.02.2013
Laercio Rangel Ventura * 14.04.1930 + 03.02.2013

O diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Rangel Ventura, faleceu por volta das 23h50 de domingo, 3, no Hospital Unimed de Nova Friburgo, aos 82 anos, de complicações decorrentes de um procedimento cirúrgico. Ele assumiu o jornal em 1973, após a morte de seu pai, o fundador Américo Ventura Filho (Venturinha). Na época, a publicação era semanal e produzida por uma reduzida equipe de funcionários que se desdobrava para colocar a edição nas bancas. 

À frente da direção de A VOZ DA SERRA, Laercio foi um exemplo de dedicação, seriedade e profissionalismo. Dinamizou o jornal com nova equipe e modernos equipamentos, substituindo as velhas máquinas de escrever por computadores. Em 12 de agosto de 1983 A VOZ DA SERRA passou a trissemanário e em 28 de março de 1995 foram iniciadas as edições diárias. Em sintonia com a globalização e os avanços tecnológicos, o jornal foi uma das primeiras empresas de Nova Friburgo a lançar seu site. A homepage entrou no ar em 12 de junho de 1997, sendo o endereço certo para quem busca notícias sobre Nova Friburgo e região na internet.

A determinação de Laercio não parou por aí. Sua preocupação em oferecer sempre o melhor aos leitores de A VOZ DA SERRA o levou a continuar investindo em novos equipamentos e a primeira edição em policromia (cores) passou a circular na edição de 10 a 12 de julho de 1999. Laercio esteve à frente do projeto que trouxe um novo layout da capa, páginas internas e do caderno Light em abril de 2008. Apesar das dificuldades de se fazer imprensa no interior e dos eventuais problemas de saúde, manteve-se firme na direção do jornal, conduzindo-o com muita garra e determinação até o último momento. 

Laercio deixa a viúva Maria José Tardin; a filha Adriana (de seu primeiro casamento, com Elizabeth Silva Ventura), que trabalha na administração do jornal, e os netos Gabriel, Isabela e Sofia. Perdeu a filha Dayse Maria com um ano e o filho Américo (Mequinho) com 17 anos, em acidente automobilístico, ambos também de seu primeiro casamento. Era o mais velho de cinco irmãos, vindo em seguida Lair, Layse, Antônio Américo (falecido há 16 anos) e Dalva, jornalista, integrante do time da redação. 

O saudoso diretor estudou nos colégios Modelo e Cêfel, formando-se no curso de contabilidade. Seu primeiro emprego foi na estação da estrada de ferro Leopoldina Railway, não remunerado. Trabalhou posteriormente num escritório de contabilidade, Banco Hipotecário e na Indústria Sinimbu, de onde saiu para assumir o jornal, por ocasião do falecimento de seu pai, em 1973.

Sempre muito solícito, atencioso e preocupado com as causas sociais, deixava sempre o jornal à disposição de entidades, instituições e associações de Nova Friburgo e região. Sua paixão pelo futebol o fez tentar carreira como jogador, interrompida precocemente devido a uma lesão no joelho. Herdou do pai o amor pelo Esperança F.C., chegando a ser presidente e também ocupou praticamente todos os demais cargos. Foi um dos coordenadores da fusão do Esperança com o Friburgo F.C., que resultou no Nova Friburgo F.C., onde continuou como conselheiro, além de benemérito. Sua outra paixão era o Fluminense F.C., o Tricolor das Laranjeiras, motivo de muitas conversas com os amigos. Participou ativamente do Nova Friburgo Country Clube, chegando a ocupar a vice-presidência; integrou os quadros do Rotary Clube Nova Friburgo; foi fundador e integrou a Associação Amigos da Marinha de Nova Friburgo (Soamar-NF). Há quatro anos firmou parceria com o amigo Walter Thuller, por ocasião do surgimento da Luau TV (canal 5 do sistema RCA), que passou a transmitir o telejornal Informe A VOZ DA SERRA.

O corpo de Laercio foi velado durante todo o dia de ontem na Câmara Municipal de Nova Friburgo com presença de familiares, autoridades, amigos e funcionários. Seu sepultamento foi realizado às 17h, com grande acompanhamento, no Cemitério Luterano. 

À família enlutada, todos nós, integrantes da equipe de A VOZ DA SERRA, enviamos nosso mais profundo pesar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Laercio Ventura | falecimento | A Voz da Serra
Publicidade