Laços de solidariedade

sábado, 21 de abril de 2018
por Jornal A Voz da Serra

A DOAÇÃO de sangue é problema que diariamente aflige pacientes e instituições hospitalares em todo o Brasil. A falta de doadores é um problema nacional e longe, ainda, de uma plena solução.

O HEMOCENTRO Região Serrana, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, assim como os demais hemocentros do país, encontra dificuldades diárias para manter o estoque de sangue em níveis mínimos de segurança para atender não só a população friburguense, como a de uma dúzia de municípios da região, o que torna o problema ainda mais grave. O nível de doações está abaixo do mínimo necessário, que seria entre 35 e 40 bolsas de sangue.

A SITUAÇÃO somente poderá ser resolvida através da solidariedade. As pessoas que necessitam de transfusão podem contar somente com os saudáveis e que se dispõem a doar sangue. É a única esperança de vida para milhares de pessoas. Trata-se de um ato humanitário que o friburguense certamente não saberá negar, pois a tradição solidária de nossa população vem sendo demonstrada em diversas atitudes de amor ao próximo.

UM HOSPITAL com a abrangência do Raul Sertã, que atende à população de Nova Friburgo e municípios vizinhos do Centro-Norte fluminense, devido à inexistência de outros hospitais do mesmo porte para atender a população, necessita de sangue disponível em quantidade e qualidade adequadas. Sem o estoque necessário, cirurgias são canceladas e será enorme o ônus se isto vier a ocorrer. É preciso, pois, compreender a importância da doação para manter os níveis adequados para o pronto atendimento hospitalar.

O CIDADÃO comum, ao se preocupar com a sorte dos outros, ao se mobilizar por causas de interesse social e comunitário, estabelece laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem em tempos de crise. Por tantos benefícios que o gesto traz para o voluntário – no caso específico o doador de sangue - é que o voluntariado merece ser valorizado, apoiado, divulgado e fortalecido. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade