O que parecia loucura para alguns e impossível para muitos, começa a tomar forma, deixando de ser sonho, transformando-se em projeto para virar realidade em menos tempo do que se poderia prever: o trem.
Mote de maior destaque durante a campanha eleitoral, o projeto do trem vem sendo estudado desde então, para definir seu rumo agora, com algumas alterações. Mudanças essas que permitiram uma redução substancial no orçamento previsto para a execução do projeto. O caminho que o trem ou VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, irá percorrer, ficará, em sua maior parte, no nível dos veículos que já rodam pela cidade, nos mesmos moldes dos sistemas mais modernos que existem hoje na Europa, principalmente. E, ao invés de passar suspenso sobre o rio, terá um percurso diferente, passando pela avenida Alberto Braune e retomando a antiga estação no prédio da prefeitura, que, em parte, mudará para o edifício em frente, hoje ocupado pela Oi/Telemar. Mas, em pequenos trechos, o VLT ainda passará pelo alto, onde for impossível o caminho ao nível do chão. Assim, os ônibus deixarão de circular pelo Centro, pois apenas o VLT será utilizado para o transporte coletivo, pois o sistema de integração será mantido. Os bairros continuarão sendo atendidos pelos ônibus, fazendo a integração com o VLT, diminuindo os engarrafamentos, e, consequentemente, o tempo de travessia.
O novo projeto tem sido apresentado para representantes do governo do estado, que têm se mostrado surpresos positivamente, empolgando-se com a proposta do governo municipal e com o adiantado dos trabalhos. Ainda há muito a fazer, mas o projeto do VLT está caminhando a passos firmes. Na imagem produzida, é possível verificar como ele circulará, já com a fiação subterrânea, que também é projeto do município, deixando a cidade mais bonita, com um visual bem mais agradável e permitindo apreciar os belos sobrados que ainda existem no entorno da praça Getúlio Vargas e que também deverão ser recuperados.
No próximo mês, a convite da Câmara de Comércio Franco-Brasileira, uma comissão técnica do município conhecerá os modelos mais modernos de VLT que trafegam na França.
O povo friburguense terá a satisfação de viver num município rico em belezas naturais, onde a história está sendo preservada e valorizada, além de resgatada; e onde a modernidade está sendo buscada como forma de trazer mais qualidade de vida ao cidadão, mas harmoniosamente, numa integração do belo com a história e a tecnologia, andando para frente, sem esquecer-se do passado, de seus fundadores e colonizadores.
Deixe o seu comentário