Junho - Festas Juninas

quarta-feira, 08 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O mês de junho é o mês em que no Brasil inteiro se celebram as festas juninas, que se caracterizam pelas danças das quadrilhas e pelas variadas barraquinhas. Estas festas são antiguíssimas e são comemoradas em todas as cidades brasileiras, inclusive, é claro, em Nova Friburgo.

Qual a razão de junho ser o mês das festas juninas e qual a origem e a motivação das mesmas? O motivo fundamental que as originaram são as datas litúrgicas das festas de quatro santos, dos quais o povo católico brasileiro tem uma devoção extraordinária.

São santos populares, a saber: Santo Antônio - dia 13/junho, São João Batista - dia 24/junho e São Pedro e São Paulo - dia 29/junho. Farei agora uma breve apresentação da vida de cada um deles.

SANTO ANTÔNIO: nasceu em Portugal, donde seu nome de Santo Antônio de Lisboa. Morreu em Pádua (Itália), donde seu nome de Santo Antônio de Pádua. Amigo de São Francisco de Assis, foi o primeiro professor da ordem franciscana fundada pelo “Poverello” de Assis. Pregou o Evangelho na Itália e depois na França. Foi um grande orador. Morreu aos 36 anos de idade e logo foi aclamado santo pelo povo cristão.

Antigamente, era o povo que proclamava a Santidade de homens e mulheres que depois era reconhecida oficialmente pela Igreja. A Santo Antônio se atribuíram muitos milagres em vida e depois da sua morte. A Igreja o declarou “Doutor da Igreja” pelos muitos ensinamentos teológicos que nos deixou. Amigo dos pobres (pão de Santo Antônio) e das jovens casadoiras que até hoje invocam sua ajuda e proteção. Em Nova Friburgo, sua festa religiosa e popular se celebra na Igreja de Santo Antônio e na Praça do Suspiro. Que ele do céu ajude a reconstrução desta Igreja a ele dedicada e da tradicional Praça do Suspiro.

SÃO JOÃO BATISTA: conhecemos a sua história pelos Evangelhos, principalmente de São Lucas que narra o seu nascimento e a sua infância. Sua mãe Isabel era parenta de Maria, mãe de Jesus, que a visitou na sua gravidez. Seu pai era Zacarias, “sacerdote” no Templo de Jerusalém. Já crescido, após viver no deserto, veio no Rio Jordão preparar a “conversão” e mudança de vida das pessoas preparando-as para os tempos novos que se aproximavam com a vinda do Messias.

Constrangido, batizou o próprio Jesus, que ele ainda não sabia que era o Messias tão esperado por todos. Morreu degolado pelo rei Herodes Antipas, cujo concubinato com Herodíades, esposa do seu irmão Felipe, ele condenava. Dele disse Jesus: “João Batista foi o maior entre os filhos nascidos de mulheres”. Sua festa em Nova Friburgo se celebra na Catedral a ele dedicada e na Praça frontal à Catedral. É bom lembrar que após a fundação de nossa cidade, São João foi declarado o Padroeiro de Nova Friburgo. O nosso Rio Bengalas, conforme documentos que se encontram no Colégio Anchieta, se chamava nas origens, “São João das Bengalas”.

SÃO PEDRO: seu nome de família era Simão. Foi pescador no Lago da Galileia, norte de Israel. A chamado de Jesus tornou-se seu apóstolo. Homem sincero, franco, que, às vezes, se opunha ao que Jesus falava. Por Jesus foi constituído “pedra fundamental” da Igreja. Por este motivo, Santo Agostinho, dizia: “Onde está Pedro aí está a Igreja e, onde está a Igreja aí está Cristo”. Como a Igreja de Jesus deve durar até o “fim dos séculos”, como Ele prometeu, Pedro sempre teve sucessores. O Pedro de hoje se chama Bento XVI.

Pregador incansável de Cristo Ressuscitado, Pedro foi pregar o Evangelho em Roma e foi morto crucificado, segundo a tradição na perseguição aos cristãos do Imperador Nero. Anos atrás foi encontrado o seu túmulo debaixo da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

SÃO PAULO: homem cultíssimo, nascido em Tarso, fora da Judeia. Fariseu ferrenho, perseguia os cristãos porque não aceitava Jesus, que morrera crucificado, como sendo o Messias de acordo com a fé dos cristãos que o adoravam e serviam. Converteu-se a Cristo após uma visão que teve do Cristo Ressuscitado no caminho da cidade de Damasco. Foi batizado, uniu-se aos apóstolos, principalmente a Pedro e começou a pregar o Cristo Ressuscitado que nos salvou morrendo na cruz. Fundou comunidades cristãs em muitas cidades da Ásia Menor e da Grécia (Corinto). Para elas escreveu as suas preciosas cartas. Foi para Roma — sua maior carta foi dirigida aos cristãos de Roma — e lá foi morto também na perseguição de Nero. A festa de sua conversão é celebrada em 25 de janeiro. Nesta data foi fundada pelos jesuítas, 1554, nos campos de PIRATININGA, a aldeia que recebeu o nome de São Paulo. Anchieta é considerado o fundador desta imensa e extraordinária metrópole.

Em Nova Friburgo a festa de São Pedro e São Paulo se celebra em Duas Pedras. A bela igreja dedicada aos dois apóstolos foi ali construída pelo padre jesuíta Vicente Prosperi, sj. A celebração desta festa virá elevar os ânimos dos bipedrenses, cujo bairro foi tão castigado na tragédia de janeiro.

Que os nossos queridos Santos Antônio, João Batista, Pedro e Paulo abençoem a cidade de Nova Friburgo, abençoem os friburguenses, de um modo especial os que ainda sofrem por causa das tragédias de janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade