Cerca de 300 jovens de áreas rurais de todas as regiões do Brasil são esperados na 6ª Jornada Nacional do Jovem Rural, que começa hoje, 20, no hotel Bucsky, na Ponte da Saudade. O encontro organizado pela Rede Jovem Rural, liderada pelo Instituto Souza Cruz, vai até a próxima quinta-feira, 22, e reúne jovens e educadores de 14 organizações que investem em projetos de educação no campo. A intenção dos organizadores é gerar troca de experiências, de conhecimentos e pauta de ações futuras.
A jornada terá início em Nova Friburgo com um painel de discussão sobre o tema “O rural como espaço de comunicação e cultura”. No entanto, o tema geral da sexta edição da jornada é “Cultura e Cidadania nos Territórios Rurais”. O evento será composto por oficinas, apresentações culturais, feira de produtos regionais e rota de visitas às experiências rurais da região.
A jornada tem produção da Baluarte Cultura e patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e da companhia Souza Cruz.
A abertura oficial da jornada ocorreu ontem no Cine Odeon, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, com exibição de um vídeo comemorativo dos dez anos da Rede Jovem Rural. Para muitos participantes, que vivem nas zonas rurais de pequenos municípios, esta foi uma oportunidade ímpar de visitar um cinema pela primeira vez.
Para a solenidade de abertura foram convidados Alan Bojanic Helbingen, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no país; Christino Áureo, secretário de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro; e José Octávio Câmara Fernandes, delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro. Estarão presentes, ainda, representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura.
Todo o material utilizado na cenografia da Jornada Nacional do Jovem Rural é sustentável, como tintas orgânicas, madeiras de demolição e tecidos reaproveitados. As empresas fornecedoras da jornada estão ligadas ao Sistema B, cuja filosofia é gerar prosperidade durável e compartilhada e, desta forma, não almejam ser as melhores empresas do mundo, mas ser as melhores para o mundo. Confira a programação completa do evento no site www.redejovem rural.com.br.
O que é a Rede Jovem Rural
A Jornada Nacional do Jovem Rural é organizada pela Rede Jovem Rural, um coletivo de seis organizações não governamentais, liderado pelo Instituto Souza Cruz, que atuam com educação do campo nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Criada em 2005, a rede implementa iniciativas para fortalecer a causa da juventude rural em nível nacional. Integram a rede as seguintes organizações: Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar Sul); Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor); Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo (Mepes); Movimento de Organização Comunitária (MOC); e Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).
Deixe o seu comentário