Na última segunda-feira, 3, a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas — órgão normativo, fiscalizador e de deliberação coletiva, que tem como objetivo principal formular estratégias e executar ações para a redução do consumo e da oferta de drogas no município — recebeu as tão esperadas cartilhas sobre prevenção a drogas.
Enviadas pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça Federal, as cartilhas abordam temas como álcool, crack e outras drogas e visam alertar pais, educadores e alunos da rede municipal de ensino sobre o assunto.
De acordo com o secretário Antonio Fagundes, o material é fundamental para auxiliar os docentes na abordagem ao tema e na conscientização dos jovens. “Esta é uma parceria que nós temos com o governo federal, que nos ajuda com a estrutura para as secretarias, tanto através de cartilhas quanto de recursos que possibilitam capacitar professores e alunos. Vamos começar um trabalho de prevenção nas escolas a partir deste mês”, afirmou ele, acrescentando que ainda durante o mês de agosto a Secretaria Estadual de Prevenção à Dependência Química (Sepredeq) fará a capacitação de 60 professores da rede estadual, das turmas de sexto ao nono anos. Enquanto que a secretaria municipal fará o levantamento e diagnóstico, com base em um questionário nacional, com ajuda de psicólogos e assistentes sociais sobre o número de jovens que utilizam álcool ou outro tipo de droga.
Ainda conforme Antonio, esse tipo de ação nas escolas é fundamental à medida que “os pais, às vezes, não têm coragem de conversar com seus filhos sobre drogas, e, muitas das vezes, eles são os últimos a saber do envolvimento de seus filhos com esse problema. Desta forma, esse diagnóstico e a entrega das cartilhas são de extrema importância”, finalizou.
A Secretaria de Políticas sobre Drogas fica na Praça Dermeval Barbosa Moreira 92, quarto andar. Mais informações sobre a distribuição de cartilhas e/ou outros projetos da secretaria podem ser obtidas através do telefone (22) 2543-6303.
Deixe o seu comentário