Jornalismo através da internet

quarta-feira, 05 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Nelson Bohrer (Guguti)

Há alguns dias me foi entregue, por Laercio Ventura, um pequeno relatório do Google contendo números e percentuais relativos a tudo o que ocorre no domínio do jornal A Voz da Serra quando o assunto é acesso.

Sete páginas repletas de números de toda ordem, cuja interpretação é, ou deveria ser, trabalho para os analistas científicos da Nasa. Fica, então, registrado aqui o meu protesto aos responsáveis pelo Google Analytics - ou ao tradutor responsável: por favor, mais consideração com a linguagem tupiniquim dos pobres habitantes das terras do sul.

Dado o recado, passo adiante fornecendo alguns dados surpreendentes relativos ao assunto. Tráfego medido entre os dias 31 de maio e 30 de junho de 2009: 110.071 acessos. Desse total, 7% proveniente de links estabelecidos a partir de outros sites, 40% a partir de mecanismos de busca, como Yahoo ou o próprio Google, e o restante, 53%, sob o título de tráfego direto, quando o internauta decididamente sabe o que quer e digita www. avozdaserra.com.br e depois enter.

Comparado a outros sítios nacionais, o domínio www.avozdaserra.com.br não fica devendo nada a nenhum. Não temo sequer afirmar que o mesmo deva estar entre os sites mais acessados de toda a região serrana.

Outro exemplo que merece ser demonstrado são números do tráfego proveniente de outros países. A tabela abaixo mostra o quanto o jornal A Voz da Serra é querido, dando-nos a certeza de que o seu público vem de todos os cantos do mundo, mundo este muito além de nossas fronteiras serranas:

Ainda que os nossos corações fiquem tristes pela ausência dos nossos hermanos argentinos, lá estão, todavia, nossos parentes do norte, provavelmente de Fort Lauderdale ou cercanias da Flórida, assim como gente de toda a Europa, berço de nossos antepassados.

Ultimamente, tenho passado grande parte dos meus dias em meio a um amontoado de papéis velhos e sujos, documentos de todo tipo, na sua maioria jornais de época de Nova Friburgo, de muitos anos atrás: A Folha, A Província, A Sentinela, O Nova Friburgo, A Gazeta de Nova Friburgo, O Diário de Nova Friburgo, Correio Friburguense, Folhetim dos Municípios, Nosso Jornal, Correio da Serra, Friburgo Jornal, Correio Popular, O Friburguense, A Paz, Cidade de Friburgo, O Pharol, e tantos outros mais. Jornais que, juntos, testemunharam o desenvolvimento de nossa cidade no decorrer desses quase duzentos anos. Em meio a esse imenso acervo jornalístico, o jornal A Voz da Serra se sobressai com os seus sessenta e quatro anos de serviços prestados à comunidade de Nova Friburgo.

Então, depois de mais de meio século, os números demonstrados dão-nos a certeza de que muitos outros anos virão, através de um jornalismo moderno e munido da tecnologia necessária. Parabéns, portanto, a todos os responsáveis por esse sucesso!

País Acesso

Brasil 106.041

Estados Unidos 2.183

Portugal 346

Reino Unido 296

Alemanha 188

Suíça 186

França 85

Itália 76

Holanda 70

Espanha 63

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade