Para quem gosta de poesia, a programação para este fim de semana já está garantida. Isso porque, começa nesta sexta-feira, 29, mais uma edição dos Jogos Florais de Nova Friburgo. O evento reúne friburguenses e visitantes de várias partes do país, que juntos festejam a modalidade da poesia a qual a cidade é considerada a capital nacional: a trova.
De acordo com a presidente da União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo (UBT-NF), Elisabeth Souza Cruz, são esperados cerca de 60 trovadores, que vêm desde o estado do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Também segundo Elisabeth, o tema para os concursos Nacional, Local e Paralelo deste ano estão bem variados. Para o concurso paralelo de trovas foram estipulados dois temas, um em homenagem a reconstrução da Fonte do Suspiro e outro em homenagem aos 70 anos do jornal A VOZ DA SERRA, com o tema “Voz”. Para o concurso nacional de trova, na modalidade lírica/filosófica, foi estipulado o tema “Herança”, já para a modalidade humorística o tema é “Grana”. No concurso local foram escolhidos os temas “Conversa” para a modalidade lírica/filosófica e “Consulta” para a modalidade humorística. Já para o concurso dos Magníficos Trovadores os temas são “Corpo” e “Peso”, para as modalidades lírica/filosófica e humorística, respectivamente.
A festa tem início com uma recepção aos trovadores e a entrega, seguindo a tradição simbólica, da chave da cidade. Ainda nesta sexta-feira, haverá a inauguração da Alameda das Trovas as 15h30, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Às 19h, será realizada a Noite dos Magníficos Trovadores, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, momento em que será divulgado o nome dos vencedores do concurso dos Magníficos Trovadores.
No sábado, 30, a programação começa ainda pela manhã, às 10h, com a Oração dos Trovadores, na Capela Santo Antônio. Em seguida haverá uma visita à Fonte do Suspiro e homenagens na Praça dos Trovadores Rodolpho Abbud, também na Praça do Suspiro. A noite, às 19h, haverá a escolha da Musa dos Jogos Florais e a apresentação do grupo de ginástica rítmica do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), com o espetáculo “No Escurinho do Cinema”, no Teatro Sania Cosmelli.
No domingo, 31, último dia dos Jogos Florais, será realizada a solenidade de entrega de prêmios aos vencedores dos concursos Nacional, Local e Paralelos, com homenagens aos 70 anos do jornal A VOZ DA SERRA e à reconstrução da Fonte do Suspiro, às 10h, na Câmara Municipal (Rua Farinha Filho 50, Centro). A solenidade contará com participação especial do Coral Allons Chanter. O encerramento está previsto para as 13h.
“Friburgo é a menina dos olhos deste movimento de trovadores. Os Jogos Florais é uma festa que nós esperamos durante todo ano. Fazemos tudo com todo o carinho na intenção de que todos os visitantes e friburguenses se sintam acolhidos pela poesia e que a trova ganhe mais evidência. E nesta 56ª edição do evento não será diferente. Além de um fim de semana cheio de programações especiais, todos que vem para a cidade participar terão a oportunidade de sentir essa energia tão bom que tem a nossa capital nacional da trova”, revela Elisabeth.
Deixe o seu comentário