Leonardo Lima
No último fim de semana Nova Friburgo recebeu a 51ª edição dos festejos dos Jogos Florais. Além das já tradicionais categorias foram realizados este ano concursos paralelos em homenagem aos cem anos do Sanatório Naval e também ao cinquentenário de Brasília. Outra novidade foi a criação de prêmios para trovadores de países de língua hispânica.
O pontapé inicial das celebrações aconteceu na sexta-feira, 21, quando participantes vindos das mais diversas regiões do país foram recebidos na Praça Dermeval Barbosa Moreira por representantes da União Brasileira dos Trovadores (seção Nova Friburgo) e pelo secretário municipal de Comunicação Social Girlan Guilland. Na ocasião houve ainda exposição das trovas premiadas.
“É com imensa satisfação que recebemos todos vocês (trovadores). Sou um entusiasta da trova e tenho certeza de que os participantes que visitam a cidade acabam se tornando um pouco mais friburguenses”, afirmou Girlan, que entregou a chave de Nova Friburgo aos magníficos trovadores Pedro Mello e Campos Sales.
À noite a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi palco da Noite dos Magníficos, onde os já consagrados trovadores receberam seus prêmios, juntamente com os vencedores do concurso de língua hispânica. Vale ressaltar que para ser considerado um magnífico o concorrente deve classificar suas trovas por três anos seguidos entre as dez primeiras colocadas. No entanto, algumas exceções são feitas, como no caso de Almerinda Fernandes, que foi declarada magnífica por ter obtido quatro primeiros lugares em anos distintos.
Na categoria conjunto de trovas líricas, com o tema brisa, o vencedor foi o magnífico Otávio Venturelli. Já nas trovas isoladas, João Freire Filho, do Rio de Janeiro, obteve o primeiro lugar. Na categoria humor, com o tema perigo, Therezinha Dieguez Brisola foi a vencedora no quesito conjunto, e Campos Sales nas trovas isoladas. Já em língua hispânica dez trovadores foram premiados, com o tema alegria.
Marinha e Sanatório Naval foram homenageados
Dando continuidade à programação dos festejos dos Jogos Florais 2010, o Sanatório Naval de Nova Friburgo recebeu na manhã do sábado, 22, missa em trovas, seguida da entrega dos prêmios aos vencedores do concurso paralelo sobre o centenário da instituição. Foram contemplados dez trovadores na disputa nacional, que enfocou a Marinha no Brasil, e dez participantes locais, que exaltaram o Sanatório.
À tarde foi realizada visitação à Praça dos Trovadores, ao lado do Tiro de Guerra, onde houve inauguração de dois painéis com as trovas líricas classificadas no concurso nacional de 1960 até 2009. “Muita gente já se envolveu e se entusiasmou com esse espaço. Vamos fazer de Nova Friburgo a cidade da trova e transformar essa praça num local de referência nacional. Amamos o que fazemos e fico muito feliz de ver tantos irmãos aqui nesse momento tão importante”, emocionou-se o presidente da UBT/NF, Rodolpho Abbud, que revelou ainda a intenção de inaugurar no local mais duas placas com trovas humorísticas.
Finalizando as atividades do segundo dia, o Teatro Municipal Ariano Suassuna sediou à noite o concurso da Musa dos Jogos Florais. Após acirrada disputa, Bárbara Louback, 17, estudante do Colégio Canadá, em Olaria, foi apontada como vencedora. A jovem concorreu pela quarta vez e começou a participar do movimento com apenas 11 anos. “O concurso é aberto para nove garotas, de 13 a 18 anos, e o desfile é voltado às tradições da Grécia Antiga. São retratadas as musas do Olimpo e cada participante utiliza um adereço referente a uma deusa e declama trovas classificadas. Ao todo são avaliados três itens: graça; simpatia; e desenvoltura com a trova, com a sua apresentação” explicou a vice-presidente de relações públicas da UBT/NF, Elizabeth Souza Cruz.
Casa de Cultura sediou a premiação do último dia
Na manhã de domingo, 23, houve entrega de prêmios aos vencedores dos concursos nacional e local e do concurso paralelo, que teve como tema o cinquentenáro de Brasília. Na categoria nacional, com o tema prazer, o vencedor foi Pedro Mello, de São Paulo capital. Em trovas humorísticas, cujo tema foi desespero, João Paulo Ouverney, de Pindamonhangaba, ficou em primeiro lugar. Já no concurso local, na categoria humor, Elisabeth Souza Cruz e Thereziha Tavares foram as vencedoras dos temas deserto e vulto, respectivamente.
No concurso paralelo em homenagem aos 50 anos da cidade de Brasília foram classificadas e premiadas dez trovas na disputa nacional e dez na disputa local.
Nem só de trovas
vivem os participantes
Durante a realização dos Jogos Florais 2010, Nova Friburgo recebeu trovadores de diversas cidades, como Juiz de Fora, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, entre outras. Uma das representantes paulistas foi a médica Selma Patti Spinelli, que trabalha na Santa Casa de Misericórdia. Este ano ela classificou uma trova na categoria desespero, no concurso nacional. Entretanto, esta não é sua única paixão artística. “Há sete anos sou vocalista do grupo musical Dez pras Onze, criado em homenagem ao saudoso Adoniram Barboza”, revelou.
Nas letras das canções, o cotidiano da maior cidade do país costuma predominar. “Musicamos crônicas que enfocam São Paulo, seus tipos, hábitos, dificuldades da população e problemas que toda cidade grande enfrenta”, explicou Selma, que é madrinha da filha mais velha do candidato à presidência da República, José Serra.
Deixe o seu comentário