Jogo do Brasil volta a mexer com horário de funcionamento de órgãos públicos e comércio

Estado declara ponto facultativo e escolas terão aula somente na parte da manhã
quarta-feira, 27 de junho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Torcida no Suspiro na última partida (Arquivo AVS)
Torcida no Suspiro na última partida (Arquivo AVS)

Nesta quarta-feira, 27, às 15h, a Seleção Brasileira tem um difícil desafio pela frente: encarar a forte Seleção da Sérvia e buscar a classificação para a próxima fase da Copa do Mundo da Rússia. Para que os friburguenses possam acompanhar essa partida e jogar toda a energia positiva possível para o esquadrão canarinho, muitos estabelecimentos comerciais vão parar as atividades momentos antes do jogo, assim como os órgãos públicos e a circulação de ônibus na cidade, que será reduzida.

As escolas municipais no período da manhã terão aula normal, mas, no período da tarde, os alunos serão liberados. O mesmo está previsto para ocorrer nas escolas particulares. Já nas repartições estaduais, a folga é ainda mais extensa. O governador Luiz Fernando Pezão decretou ponto facultativo nesta quarta, portanto, os órgãos estaduais só voltam a funcionar naquinta-feira, 28. Os bancos vão funcionar  das 9h às 13h. As lojas do Cadima Shopping devem fechar às 14h45 e reabrir logo após o jogo.

No transporte público, o serviço não vai parar. De acordo com a empresa de ônibus Faol, os coletivos irão circular normalmente, operando com frota reduzida somente no horário do jogo. No comércio, cada lojista poderá optar por fechar os estabelecimentos no horário do jogo e retornar às atividades após o término da partida.

Nas empresas, a liberação dos funcionários para assistir a partida não é obrigatória, mas alguns empresários adotaram o esquema da compensação de horas. Segundo um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quase 30% das companhias vão liberar seus funcionários para assistirem aos jogos do Brasil, enquanto em 24% das empresas, os funcionários devem trabalhar normalmente durante as partidas.

No setor de tecnologia, em que os sistemas e plataformas precisam estar conectados e em pleno funcionamento para não interromper processos vitais das companhias, não é de se estranhar que os serviços continuem funcionando normalmente, independentemente da Copa do Mundo. As exceções para o horário de funcionamento diferenciado são aqueles setores cujo expediente seja considerado indispensável, em especial nas Unidades de Saúde com atendimento 24 horas e na Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana.

De acordo com a prefeitura, os serviços serão realizados somente até as 13h.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Copa | futebol
Publicidade