Jogo do Brasil altera horário de funcionamento de empresas e órgãos públicos

Embora a liberação dos funcionários não seja obrigatória, especialistas recomendam compensação de horas
quinta-feira, 21 de junho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Jogo do Brasil altera horário de funcionamento de empresas e órgãos públicos

Copa do Mundo é assim: dia de Jogo do Brasil é sempre um feriado improvisado. Mas, em muitos setores, públicos e privados, vai ter fã de futebol que não terá a folga para incentivar a Seleção Brasileira durante os 90 minutos. No jogo de estreia, contra a Suíça, num domingo, não teve problema. Mas para os próximos jogos fica o questionamento de como será o esquema.

O que já sabemos é que para esta sexta-feira, 22, dia em que o Brasil enfrenta a Costa Rica, os órgãos públicos de Nova Friburgo darão folga aos servidores e só iniciam a jornada de trabalho após o jogo da Seleção, bem como as escolas municipais que, no período da manhã, não terão aula, mas, no período da tarde, as aulas seguem confirmadas.

No transporte público, o serviço não vai - porque nem pode - parar. De acordo com a direção da Nova Faol, os ônibus vão circular normalmente, operando com frota reduzida somente no horário do jogo da Seleção.

Embora a liberação dos funcionários não seja obrigatória, algumas empresas vão fazer o esquema da compensação de horas, para que os funcionários possam assistir aos jogos. Essa, inclusive, é uma recomendação dos especialistas.

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quase 30% das companhias vão liberar seus funcionários para assistirem aos jogos do Brasil, enquanto em 24% das empresas, os funcionários devem trabalhar normalmente nas partidas. No setor de tecnologia, em que os sistemas e plataformas precisam estar conectados e em pleno funcionamento para não interromper processos vitais das companhias, não é de se estranhar que os serviços continuem funcionando normalmente independentemente da Copa do Mundo.

Os funcionários do Procon-NF e da prefeitura de Nova Friburgo vão trabalhar no mesmo esquema. Nos dias em que houver jogo do Brasil pela manhã, o expediente terá início a partir das 13h, enquanto nos dias em que os jogos se realizarem à tarde, o expediente se encerrará às 13h. Assim, na sexta-feira, 22, o expediente será das 13h às 18h. Na quarta-feira, 27, o horário de funcionamento das repartições municipais será das 9h às 13h, uma vez que o jogo entre a Sérvia e o Brasil, pela terceira rodada, será às 15h.

As exceções para o horário de funcionamento diferenciado são aqueles setores cujo expediente seja considerado indispensável, em especial nas Unidades de Saúde com atendimento 24 horas e na Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana.

As agências bancárias funcionarão em dois turnos nos dias de algumas partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) prevê quatro horas de funcionamento ao invés das cinco obrigatórias. A recomendação é para que as agências funcionem das 13h às 17h nos dias em que os jogos sejam as 9h, caso desta sexta. Quando as partidas forem às 11h, a orientação é para que as agências funcionem das 8h30min às 10h30min e, depois, das 14h às 16h, caso que ocorrerá se o Brasil se classificar como o primeiro do seu grupo no confronto das oitavas de final. Já nos dias de disputas às 15h, os bancos abrirão às 9h e encerrarão o atendimento ao público às 13h. Isso ocorrerá na partida do Brasil contra a Sérvia, na última rodada de grupo, no próximo dia 27, e se repetirá caso o Brasil chegue às quartas de finais e às semifinais da competição.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade