Jiu-jitsu e vôlei destacam Nova Friburgo em desafios internacionais

A primeira dessas oportunidades internacionais acontece exatamente a partir desta terça-feira
segunda-feira, 16 de janeiro de 2017
por Vinicius Gastin
Júnior Santos e alguns de seus alunos: mestre friburguense é um dos participantes da competição em Lisboa
Júnior Santos e alguns de seus alunos: mestre friburguense é um dos participantes da competição em Lisboa

Atletas e instituições costumar levar o nome de Nova Friburgo para o mundo através do esporte. O Friburguense, por exemplo, vai jogar a Copa do Brasil neste ano e poderá enfrentar o Internacional, em jogo que certamente vai repercutir em diversos lugares do planeta. Os nomes de Edson Barboza e Marlon Moraes, lutadores nascidos e criados no município, também estão em destaque há algum tempo em todos os cantos e países. A iminente ida de Marlon para o UFC e a possibilidade de Edson lutar pelo cinturão devem acentuar o destaque para ambos na mídia internacional. 

Com participação nos maiores eventos de natação do planeta, Jhennifer Alves também é nome reconhecido, sem contar atletas do município que moram e realizam trabalhos em outros países, como Wilson Féu. Ano passado o futebol de mesa do Friburguense participou de competições de caráter internacional, e também vive a expectativa por voos altos nesta temporada. É preciso ainda citar a passagem da tocha olímpica por Nova Friburgo, colocando de vez o município na rota das cidades em destaque no mundo esportivo.

Além de todos que reconhecidamente se firmaram no cenário do esporte mundial, o ano de 2017 apresenta essa mesma possibilidade para friburguenses do jiu-jitsu e do vôlei. Representantes e equipes destas duas modalidades se preparam para competições no exterior, e certamente ajudarão a divulgar Nova Friburgo por onde passarem.

Jiu-jitsu em Portugal

A primeira dessas oportunidades internacionais acontece exatamente a partir de hoje, 17. Até o próximo dia 22, três atletas de Nova Friburgo participam do Campeonato Europeu de Jiu-jitsu, em Odivelas/Lisboa, Portugal. Roulien Pittizer, Fanuel Machado e o mestre Júnior Santos enfrentaram uma rotina de treinamentos intensa e praticamente diária há mais de um ano para abraçarem a oportunidade de fazer história em terras portuguesas. 

Roulien Pittizer, mais conhecido como Poeira, é faixa-preta de jiu-jitsu e vai disputar a categoria peso-galo. Já Fanuel, que é faixa-roxa, irá lutar na categoria peso-pluma. Júnior Santos, que treina os dois, é mestre, faixa-preta de jiu-jitsu de 4º grau, e também participará da competição também atuando como lutador. 

O campeonato europeu de jiu-jitsu, promovida pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF), é a maior competição da categoria de toda a Europa, considerada como o segundo maior torneio de jiu-jitsu do planeta — atrás apenas do campeonato mundial. A capital portuguesa recebe os principais atletas do mundo na categoria, em competição que também é classificada como uma vitrine para aqueles que se destacam. Muitos conseguem oportunidades profissionais através do campeonato, fato que também abre um leque de possibilidades para os friburguenses.

O perfil dos atletas

Roulien Pittizer, conhecido como Poeira no mundo das artes marciais, é praticante do esporte há 14 anos. Graduou-se faixa-preta em 2012 e se destaca no cenário esportivo nacional e regional com diversas vitórias em competições dos mais variados estilos, como luta olímpica, greco-romana e judô. Acumula os títulos de campeão brasileiro e estadual de jiu-jitsu. 

Já Fanuel Monteiro iniciou a carreira no jiu-jitsu em 2011 e alcançou destaque no esporte a nível regional e nacional. Conquistou diversos títulos, entre eles o segundo lugar do Campeonato Internacional Brasil X-Combate 2013 e o segundo lugar do campeonato carioca, promovido pela Federação de Jiu-Jitsu, em 2015. 

Reconhecido na cidade e na região, Júnior Santos é mestre de jiu-jitsu há 20 anos. Além de atuar como atleta, dá aulas e cursos especiais em Nova Friburgo, onde possui uma academia, e mantém parceria com equipes da Suíça, onde passa temporadas anuais ministrando aulas e divulgando o jiu-jitsu brasileiro.

Vôlei também na ‘Terrinha’

No caminho para a reestruturação do voleibol em Nova Friburgo, a equipe feminina do Nova Friburgo Country Clube dará um dos passos mais importantes deste processo. As meninas participarão da 18º Summer Cup Volleyball 2017, que será realizado em Lousã, Portugal. A delegação será composta por 26 pessoas, sendo 23 atletas de três categorias (mirim, infantil e infanto) e três membros da comissão técnica. Alguns pais e responsáveis também irão acompanhar a equipe durante a experiência internacional.

Para custear a viagem, o Country Clube busca levantar recursos de variada formas. Uma dela é através de rifas. “Todos os atletas, no momento do recebimento das rifas, receberam um termo de compromisso, em duas vias, onde oficializamos a participação de nossos atletas e dependentes. Neste material é informada a documentação necessária a ser apresentada com seus devidos prazos, juntamente com outras ações envolvidas durante toda a preparação deste evento”, explica Gustavo Costa.

“Estaremos também disponibilizando o projeto para parceiros e patrocinadores a todos os pais, que têm em sua rede de contatos, pessoas físicas e jurídicas que irão contribuir para a realização desse projeto”, finaliza.

  • Meninas brilham no cenário estadual, e agora partem para o desafio internacional

    Meninas brilham no cenário estadual, e agora partem para o desafio internacional

  • Jogos do Summer Cup Volleyball acontecem na cidade de Lousane, em Portugal

    Jogos do Summer Cup Volleyball acontecem na cidade de Lousane, em Portugal

  • Treinos são realizados no Nova Friburgo Country Clube: equipe também disputará outros torneios em diversas categorias

    Treinos são realizados no Nova Friburgo Country Clube: equipe também disputará outros torneios em diversas categorias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade