Os jardins da Praça Getúlio Vargas prometem voltar a ser um dos atrativos do local. Os canteiros ganharão um novo projeto paisagístico, nos mesmos moldes do que foi feito na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A reforma já começou e será feita por etapas, para não prejudicar os freqüentadores. “Vamos remodelar um canteiro por vez, para não provocar transtornos em um dos locais mais movimentados da cidade”, explica o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vianna.
O primeiro canteiro que está sendo remodelado é o localizado na alameda central, próximo ao chafariz. Funcionários do departamento de Parques e Jardins estão substituindo a terra onde serão plantadas novas espécies, mais resistentes ao meio urbano e às condições climáticas. “Também vamos substituir os arbustos altos, que prejudicam a visão panorâmica da praça, por palmeiras e outras espécies mais baixas”, explica Roberto.
A previsão do secretário é de que a reforma dos canteiros seja concluída dentro de seis meses. “Nossa estimativa já está levando em conta os atrasos, devido às chuvas e feriados. Pode ser até que os trabalhos sejam concluídos antes desses seis meses”, informa Roberto.
Os novos canteiros vão mesclar várias espécies de plantas ornamentais, como cedros italianos e bouganvilles, que prometem dar um colorido especial a um dos mais famosos cartões-postais da cidade. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por seu conjunto arquitetônico e paisagístico, a Praça Getúlio Vargas foi projetada em 1881 pelo conceituado paisagista francês August Glaziou e é um dos símbolos de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário