Jardim Marajoi: um bairro que precisa de mais atenção

quinta-feira, 21 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Jardim Marajoi: um bairro que precisa de mais atenção
Jardim Marajoi: um bairro que precisa de mais atenção

Juliana Scarini
Localizado no distrito de Conselheiro Paulino, o Jardim Marajoi é um bairro tranquilo e pequeno. Mas os problemas têm incomodado seus moradores. Na Rua Pedro Franco, um buraco enorme no meio da via atrapalha a passagem dos veículos e está sinalizado com um pedaço de madeira colocado pelos próprios moradores. “A pior coisa aqui é o calçamento. Tenho que andar com carrinho no meio da rua cheia de buracos”, conta a moradora Janemile Zebende do Nascimento. Ela também se queixa da falta de rondas policiais, dizendo que é raro ver patrulhas circulando pelo local.
A reportagem também encontrou vários bueiros com tampas quebradas e vergalhões expostos. Os moradores disseram que, além disso, os bueiros também estão entupidos. No ponto mais alto da Rua Pedro Franco várias manilhas para construção da rede de esgoto estão sobre uma calçada há mais de dois anos. “Aquelas manilhas estão ali há muito tempo, no mesmo local. Sem falar que várias já foram roubadas”, destacou Pedro Alves, morador do Jardim Marajoi há mais de 40 anos. Ele também se queixou de um terreno baldio que acumula lixo, jogado pelos próprios moradores, causando a proliferação de ratos.
Quanto às manilhas sobre as calçadas da Rua Pedro Franco, A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Concessionária Águas de Nova Friburgo que, em nota, informou que “as manilhas que estão no local são sobras da obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”.
A coleta de lixo foi elogiada por todos os entrevistados, mas a iluminação pública deixa a desejar em alguns pontos do bairro. Os orelhões também não funcionam. Outra reclamação é com relação aos Correios. “Temos que catar carta pela rua porque não entregam direito”, reclamou Maria de Lurdes Werneck, há 30 anos morando no bairro.
A servidão da Rua Pedro Franco, que dá acesso à Rua Plínio Salgado, é o principal alvo de reclamações. Segundo Maria de Lurdes, há mais de dez anos os moradores buscam solução para a servidão, que consta na Prefeitura como escada. Mas a realidade é bem diferente: só tem mato e bueiros entupidos. “A Prefeitura vem aqui e capina, mas isso não adianta nada”, frisou, lembrando a necessidade de construção de uma escada. Além disso, o local também não tem iluminação, oferecendo risco para quem precisa passar por ali à noite. 
“Apesar desses probleminhas, aqui é um lugar bom de morar, Sempre gostei muito daqui”, afirma Maria de Lurdes. A reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura que, através de nota, informou que o secretário especial de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares, disse que a capina foi realizada na semana passada no Jardim Marajoi, com o término da limpeza no último dia 19. Também garantiu que, ao fazer a capina, os funcionários também realizam a limpeza dos bueiros. O secretário informou que enviaria um caminhão vac-all ontem, 21, à Rua Pedro Franco, para providenciar o desentupimento da rede.
Com relação aos buracos, o secretário Wilson informou que é de responsabilidade da Concessionária Águas de Nova Friburgo entregar a rua em condições normais após reparos nas redes de sua responsabilidade e que já enviou ofício solicitando que os buracos sejam adequadamente fechados.
Também foram enviadas perguntas para a Prefeitura sobre o problema na servidão do bairro, mas até o fechamento desta edição a situação informada pelos moradores não havia sido esclarecida.
TRANSPORTE PÚBLICO - “Nós precisamos de mais horários de ônibus. Os horários atrasam e depois das 17h os ônibus ficam lotados”, protestou Maria José Silva. Ela acha que deveria haver mais linhas para o bairro.
Já a moradora Vilma Sandre é mais enfática e critica as condições dos ônibus disponibilizados para o bairro. “O ônibus é péssimo, velho e quando chove tem goteira, é horrível”, revelou.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jardim Marajói
Publicidade