O coordenador de Defesa Civil de Nova Friburgo, tenente-coronel bombeiro João Paulo Mori, recebeu na quinta-feira, 17, a visita de dois japoneses da Giga—agência japonesa de cooperação internacional. Os visitantes participaram de uma reunião no quartel central do Corpo de Bombeiros, no Rio, onde se encontraram com Mori—que proferiu uma das palestras—, manifestando o interesse de conhecer Nova Friburgo e ver de perto as consequências da tragédia de janeiro, podendo resultar num intercâmbio ou ajuda material.
Em Nova Friburgo os dois visitantes japoneses foram levados por Mori aos bairros Vilage, Suspiro, Duas Pedras e Córrego Dantas, tendo eles ficado impressionados, pois na região onde moram não há montanhas e os problemas são furacões ou inundações. Comentaram que tanto no Japão quanto no Brasil, a reconstrução sempre custa mais caro que a construção e que a Defesa Civil nacional e estaduais devem apoiar as municipais, que não têm recursos. Citaram ainda que a recuperação da tsunami e terremoto no Japão foi mais rápida porque no Japão a burocracia é menor.
Os dois visitantes japoneses almoçaram no 6º Grupamento de Bombeiro Militar e visitaram a sede da Defesa Civil municipal, tendo ficado impressionados com a precariedade das instalações. Como consequência da visita, ficaram de manter contatos para futuras cooperações e ajudas, podendo ser a realização de um curso, área em que têm atuação destacada.
Mori julgou proveitosa a visita dos dois japoneses da Giga, que deixaram algumas recomendações sobre treinamentos com a população. Através de um tradutor, teceram elogios à cartilha preparada pela Defesa Civil estadual, que tem dez mil exemplares sendo distribuída à população friburguense.
Deixe o seu comentário