Japoneses e descendentes fizeram a festa na Praça das Colônias

terça-feira, 28 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Nova Friburgo, em parceria com a Prefeitura, através das secretarias de Cultura e Turismo, realizou no sábado, 25, e domingo, 26, o Nihon Fri-Matsuri – Festival da Cultura Japonesa em Nova Friburgo, com apoio da Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri) e Grupo Yakiyama. Nos dois dias de festa na Praça das Colônias, no Suspiro, foi mostrado um pouco da história, tradições e especialidades gastronômicas, e lançado o grande complexo da colônia japonesa de Nova Friburgo, a ser erguido na localidade de Cardinot. A festa foi uma comemoração antecipada do Dia do Verde no Japão, comemorado em 29 de abril.

A colônia japonesa, com seu histórico cultural, esportivo e social, aproveitou a festa do fim de semana para o lançamento da construção do kaiken (sede) em uma área com mais de 13 mil metros quadrados, no quilômetro 8 da estrada RJ-130, Nova Friburgo-Teresópolis, em Cardinot. Será, na verdade, um complexo multiuso e atenderá as demandas cultuais e sociais, com estrutura administrativa, salão para cursos de línguas e danças folclóricas, além de oficinas de artes. Atenderá também às demandas esportivas, com um complexo poliesportivo, com dois campos de softball, um de gateball, outro de basebol e um ginásio poliesportivo.

A festa teve de tudo um pouco relativo à colônia japonesa, como oficinas de ikebana e origami, demonstrações de artes marciais, como karatê, judô e kenjitsu; oficina de basebol e apresentação musical especialmente criada para Nova Friburgo, de koto, shakuhachi, shamisen e taiko no teatro municipal, além de doces típicos, lanches, almoço e jantar típicos, recreação e shiatsu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade