O governo do Japão doou 20 quimonos e 20 tatames de judô para atletas do Projeto Solução, uma iniciativa que oferece aulas da arte marcial em Nova Friburgo e em Teresópolis. O material foi entregue na manhã do último domingo, 6, na sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Fazendinha, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro. “Esses quimonos serão utilizados pelos alunos nas competições e os tatames nas apresentações de judô. São materiais de excelente qualidade”, disse o coordenador do Projeto Solução e comandante do 11º BPM, coronel Carlos Eduardo Hespanha.
Outros 60 tatames, 80 quimonos e 50 faixas de judô foram doados para projetos de artes marciais da Polícia Militar que beneficiarão cerca de 300 alunos nas comunidades da Fazendinha, Providência e Morro do Macacos, na Zona Norte carioca. O Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e o Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) também receberam os materiais, que foram entregues pelo campeão olímpico de judô Kosei Inoue e pelo cônsul do Japão, Tsuyoshi Yamamoto.
Após a cerimônia, crianças participaram de um treinamento com o medalhista de ouro do Japão nas Olimpíadas de Sidney em 2000. “Uma oportunidade sonhada por muitos amantes da modalidade”, disse Hespanha. O encerramento foi à moda japonesa, um coquetel com a culinária oriental. A ação faz parte do projeto “Sport for Tomorrow”, uma contribuição internacional do governo do Japão para promover a cooperação e o intercâmbio entre países pelo esporte.
O programa, lançado em 2014, incentiva a prática de esportes para cerca de dez milhões de pessoas em mais de 100 nações ao redor do mundo. O objetivo é desenvolver uma série de princípios ou valores que podem ser aplicados não somente ao esporte, mas à educação e à sociedade. No conjunto de ações, o governo japonês envia técnicos e equipamentos, na tentativa de ajudar a enriquecer o desenvolvimento esportivo em determinadas localidades.
Deixe o seu comentário