O fundador do Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama), Julio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, recebeu homenagem da Secretaria Municipal de Educação (SME), ao ter seu nome escolhido para batizar a Sala de Leitura do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, em Olaria. A inauguração, realizada na última terça-feira, 19, contou com a presença de alunos, professores e diretores da instituição e autoridades municipais.
Figura marcante da cultura friburguense, Jaburu agradeceu a honraria concedida a sua pessoa, citando Graciliano Ramos, que costumava falar que as palavras só têm força quando levadas em consideração o seu significado. "A palavra pela palavra é vazia, não diz nada”, comentou. Jaburu destacou a importância da educação como o caminho mais apropriado para se chegar à cultura. Ele também explicou de forma lúdica e sucinta como veio parar em Nova Friburgo, ainda quando jovem estudante do 2º grau, nascido em Viçosa (Minas Gerais), e sua fixação no município serrano pelo qual se encantou. "O homem nasceu para ser semente. Tudo o que cada um de nós fizer por Nova Friburgo será pouco em relação ao que Nova Friburgo precisa”, disse Jaburu.
Para alegrar ainda mais o evento, a equipe da Biblioteca da SME fez uma apresentação bem-humorada de um texto do escritor Luis Fernando Veríssimo, com a participação dos alunos. Foram momentos divertidos baseados na importância do livro na formação de cada cidadão.
Representando a vice-prefeita Grace Arruda, Paulo Machado sugeriu aos estudantes: "Busquem saber mais através da leitura”, e seguiu enfatizando a importância da nova sala, de um espaço importante não só para o crescimento cultural de cada aluno, mas, também, "de entretenimento e magia”.
Rosali Condack, do colegiado pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, representando o secretário de Educação, professor Larry Busquet, brincou sobre o calor que fazia no momento, não apenas pela temperatura elevada, mas também pela emoção da homenagem a uma figura querida, sempre lembrada e respeitada como Jaburu.
O vereador Gustavo Barroso parabenizou a todos pela homenagem e convidou Jaburu para frequentar a escola mais amiúde, dando aos alunos a oportunidade de conhecer não apenas sua história, como também sua luta pessoal pela disseminação das artes e cultura, em geral, em Nova Friburgo.
A pedagoga Salete Lamego, integrante do Gama, parabenizou a iniciativa de dar o nome de Julio Cezar Seabra Cavalcanti à Sala de Leitura, destacando o trabalho realizado por ele em todo o município, há 50 anos. E concluiu: "Tudo que Jaburu tem feito ao longo destas cinco décadas tem sido por amor e de forma totalmente desinteressada. Faz porque quer, sem nada pedir em troca, a não ser com a esperança de que seu trabalho inspire outras pessoas”.
Deixe o seu comentário