ISP: estupros e roubos a comércio continuam crescendo

Ataques a mulheres foram quase cinco por mês em 2018
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
ISP: estupros e roubos a comércio continuam crescendo

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou na última sexta-feira, 22, o relatório sobre os indicadores de criminalidade do Estado do Rio de Janeiro do mês de janeiro deste ano. Segundo o ISP, o indicador homicídio doloso registrou queda de 18% em relação ao mesmo período de 2018 em todo o Estado. Os dados são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias. Em Nova Friburgo, os dados coletados da 151ª DP mostram que a maioria dos indicadores se mantêm estáveis, com exceção dos casos de estupro e de roubo a comércio, que apresentaram crescimento.

Apesar do número de registros ser consideravelmente mais baixo do que outras delegacias da capital, por exemplo, os casos de estupro em janeiro de 2019 cresceram 42% quando comparado ao mesmo período de 2018. Foram 10 casos registrados este ano, contra sete no ano anterior. Em relação a dezembro a proporção é ainda maior, já que no período apenas um caso foi inscrito na 151ª DP.

Considerando uma média do ano de 2018, foram registrados na cidade cerca de 4,7 casos por mês. Os meses com maior incidência foram abril e maio, com oito casos de estupros registrados, em cada.

O indicativo de roubo a estabelecimento comercial também teve alta. Foram quatro ocorrências em janeiro deste ano, contra uma no mesmo período de 2018. Em contrapartida, não foram registrados roubos a residências em 2019: no ano anterior um caso foi registrado em janeiro.

Já quanto aos casos de homicídio doloso, apesar do indicador ter apresentado queda na avaliação geral do ISP, no município, tanto este ano quanto no passado um caso foi registrado. O número também é o mesmo para o indicador de homicídio por intervenção policial, um caso em ambos os períodos considerados.

Outros indicadores como roubo de veículos continuam estáveis, tendo sido registrados apenas dois casos em janeiro deste ano, mesmo número observado no mesmo período do ano passado e também em dezembro de 2018. Houve queda no indicador de furto de veículos, com registro de cinco ocorrências em 2019, contra 14, uma diminuição de 180%. Os roubos a transeuntes também diminuíram, passando de 16 casos em 2018, para 9 em janeiro deste ano.

De acordo com o ISP, no mês de janeiro foram registradas 489 ocorrências na 151ª DP. No mesmo período do ano passado foram 555 registros. Em dezembro foram 505.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: crime
Publicidade