No início desta última semana, o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro divulgou novos dados sobre a segurança em todo o estado. As informações são referentes às ocorrências registradas nas delegacias de polícia regionais. Em Nova Friburgo, de acordo com o levantamento, o número de roubos a transeuntes, por exemplo, voltou a diminuir no mês de julho, mas dados dos primeiros sete meses desse ano ainda são maiores dos que os registrados no mesmo período do ano passado.
Em 2015, de janeiro a julho, foram 27 anotações por roubo a transeunte e outras duas por roubo de aparelho celular. Já em 2016, neste mesmo período, foram registrados 55 roubos a transeunte e 14 roubos de aparelho celular. O registro total de roubos — o que também se inclui residência, estabelecimento comercial, veículo, dentre outros — saltou de 73 para 111. Um aumento de 38 casos ou 52%.
Em contrapartida, o número de adolescentes apreendidos também continua subindo. Este ano, entre janeiro a julho, 111 jovens (de 12 a 17 anos) foram detidos por atos infracionais na cidade — o que representa um aumento de 32% em relação ao mesmo período de 2015, quando 84 adolescentes foram levados para a 151ª DP.
Um dos principais motivos do aumento no número de ocorrências se deve à redução em 20% no número de agentes nas ruas de Nova Friburgo nos últimos meses devido aos recentes atrasos dos pagamentos aos policiais que aderem ao Regime Adicional de Serviço (RAS) para reforçar o policiamento ostensivo na cidade. Mas, na última terça-feira, 30, o governo do Rio anunciou o pagamento de salários e gratificações aos policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários de todo o estado. De acordo com a Secretaria da Fazenda, as gratificações são referentes ao Regime Adicional de Serviço (RAS) do período entre maio e julho e o salário é referente a agosto.
Deixe o seu comentário