No último mês de janeiro as estatísticas da segurança pública divulgadas pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) através do site www.isp.rj.gov.br, demonstravam que o ano de 2010 proporcionou aos friburguenses uma cidade mais segurança. Comparando-se com o mês de janeiro de 2010, com o mesmo período de 2011, o número de homicídios manteve-se estável, com apenas dois registros. Esses números estão diretamente relacionados ao efetivo trabalho do 11º Batalhão de Polícia Militar no município, que vem tentando arduamente cumprir as metas determinadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, visando à manutenção da queda dos índices de criminalidade.
Os policiais incentivados por merecida premiação estão trabalhando e acompanhando estatisticamente os dados da segurança no município e região, como relatou o novo Comandante do 11º Batalhão Ten. Cel. Freiman em recente reunião com o CONSEG, na qual estiveram presentes o diretor presidente, Rodrigo Guimarães, o diretor jurídico, José Carlos Alves e o diretor de comunicação, Zury Alvarez Maurer.
O Comandante do Batalhão reafirmou, durante a reunião, o espírito comunitário e a intenção de trabalhar em conjunto com a comunidade friburguense. Segundo o Cel. Freiman, quando a polícia e o cidadão trabalham juntos, toda a comunidade sai ganhando, também participou da reunião o Ten. Hebis que pôde apresentar as estatísticas que vêm sendo feito para acompanhar a redução da criminalidade na cidade.
Com a integração das ações das Polícias Militar e Civil nas ruas da cidade, já se percebe nitidamente a melhoria da sensação de segurança. Outro dado relevante é o número de roubos no município que também caiu, segundo o Instituto de Segurança do Estado. Em janeiro de 2011 foram registrados 7 ocorrências, ou seja, 60% a menos do que o mesmo mês de 2010. Essa estatística vem acompanhada do número de registros de ocorrência que também teve uma queda de cerca de 10%.
Os dados da segurança pública em sua maioria apresentam-se favoráveis para Nova Friburgo. Entretanto, a atenção para os problemas causados pelas chuvas não nos deixa esquecer de que precisamos pensar o futuro do município buscando proporcionar aos cidadãos uma cidade melhor. O trânsito, lamentavelmente, continua sendo considerado um grave problema, pois, continua ceifando vidas e acarretando lesões a muitas pessoas.
O Conseg Nova Friburgo defende a reconstrução e o fortalecimento da cidade num ambiente de paz e de ordem social.
Os reflexos das recentes ocorrências naturais no município serão sentidos por longo tempo e a economia carecerá de um período para se restabelecer ao patamar de antes. Assim, faz-se necessário que tenhamos a atenção voltada especialmente para o campo da segurança, considerando as consequências que deixaram milhares de famílias desestruturadas, seja pela perda de suas casas, seja pela perda de seus entes mantenedores.
Atento aos investimentos que o Estado deverá fazer em nosso município e na região, o Conseg destaca o valoroso trabalho que vem sendo realizado pelas Policias Militar e Civil, apesar das conhecidas limitações de recursos humanos e materiais.
Neste ano é esperada a instalação da tão almejada Delegacia Legal, juntamente com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, antigo pleito da comunidade friburguense. O efetivo funcionamento dessas e de outras importantes estruturas como o Instituto Médico Legal e a causa dos custodiados da região são medidas urgentes de modernização da estrutura de segurança pública do município.
O Conseg Nova Friburgo pretende dirigir seus esforços no sentido de que a reconstrução da cidade seja comprometida com os mais modernos conceitos de segurança humana e ordem social.
Deixe o seu comentário