Nesta terça-feira, 12, o governador Luiz Fernando Pezão, estendeu o prazo de isenção de vistoria para carros de passeio zero quilômetro de dois para três anos. Sendo assim, carros para até cinco passageiros não precisarão mais ser inspecionados nos postos do Detran durante o período.
De acordo com o governador, o avanço da tecnologia proporcionou um menor desgaste dos itens de segurança do veículo. Outra justificativa também seria a diminuição dos gastos da população.
Quem comprou um carro em 2013, por exemplo, deverá realizar vistoria apenas em 2017. Consecutivamente, os veículos adquiridos em 2014, 2015 e 2016 realizarão a vistoria em 2018, 2019 e 2020, respectivamente. Cerca 210 mil proprietários de veículos novos serão isentos do pagamento de taxa anual, além dos 405 mil que seriam beneficiados pela regra anterior que concedia isenção de dois anos. Atualmente a taxa é de R$ 126,97.
A isenção de vistoria não se aplica em casos de troca de residência ou domicílio, transferência de propriedade entre outros. Nestes casos, a expedição de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o pagamento da taxa de vistoria é obrigatória.
Esta exigência também se aplicará aos veículos de uso intensivo como ônibus, caminhões, veículos de ciclo diesel e micro-ônibus. No mesmo caso estão ainda automóveis, caminhonetes e utilitários que possuem capacidade para mais de cinco passageiros, cuja categoria seja particular.
Deixe o seu comentário