Os proprietários de veículos devem ficar atentos ao calendário de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA 2014). A tabela de vencimentos tem início na próxima quarta-feira, 22, para os veículos com final de placa zero. Os proprietários poderão optar pelo pagamento em cota única, com 10% de desconto, ou em três parcelas. A data de vencimento da primeira parcela é a mesma da cota única. As guias para pagamento deverão ser impressas pela internet nos portais do Detran (www.detran.rj.gov.br), da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br), onde há o link IPVA, ou no site do Bradesco. Em ambos é preciso digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o CPF do proprietário e o código de segurança que aparece na tela. No momento da impressão, o proprietário do veículo deverá optar pelo pagamento à vista ou parcelado — este, portanto, sem desconto.
O calendário para pagamento do IPVA 2014 se estenderá até abril. Junto ao IPVA são cobradas as taxas de vistoria anual dos veículos, emissão dos certificados de licenciamento (CRLVs), os conhecidos verdinhos e ainda o seguro DPVAT. Os veículos com mais de 15 anos pagam somente o seguro e as duas outras taxas. Após o pagamento da guia do IPVA na rede bancária ou lotéricas, a vistoria anual dos veículos poderá ser agendada através do site do Detran ou no 0800 020 4040 (ligação gratuita) desde que não haja débitos do veículo pendentes, como multas. Nesse caso, será preciso quitá-las. Na data e horário agendados, o proprietário do veículo ou qualquer motorista habilitado deverá levá-lo ao posto de vistoria do Detran escolhido. Em Nova Friburgo, há somente um posto que realiza o serviço, no trevo de Duas Pedras.
É recomendável que logo após a quitação do IPVA a vistoria seja agendada para evitar filas e demora pelo atendimento nos postos de vistoria que costumam ficar superlotados, principalmente no segundo semestre do ano. Nas vistorias anuais são inspecionados todos os itens de segurança dos veículos, como parte elétrica, estado de conservação dos pneus e ferramentas indispensáveis para situações de emergência. Também é verificada a intensidade de emissão de gases poluentes através de um sistema de computador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Deixe o seu comentário