A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou na tarde da última terça-feira, 19, que o sistema de consulta e emissão dos boletos para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2016, disponível no site www.pmnf.rj.gov.br desde o dia 10 de janeiro, já está disponível.
O sistema, que tem como objetivo incentivar os contribuintes a utilizar a internet como principal opção para obter o documento, teve problemas técnicos desde a semana passada e quem tentou emitir o documento não obteve sucesso.
Na ocasião, diversos contribuintes entraram em contato com a redação de A VOZ DA SERRA e queixaram-se sobre o problema, já que, o procedimento permitiria praticidade aos contribuintes. Segundo a prefeitura, os carnês do IPTU 2016 apresentaram falhas na leitura do código de barras, o que impediu a visualização e a emissão dos boletos na internet.
Embora o vencimento do imposto comece somente a partir do dia 19 de fevereiro em Nova Friburgo, com o sistema normalizado, os contribuintes não precisarão esperar pela entrega dos carnês via correios em suas residências, podendo imprimi-los pela internet.
O tributo, que este ano teve reajuste de 10,33%, pode ser quitado até 19 de fevereiro em cota única com desconto ou a primeira parcela para aqueles que optarem pelo pagamento em dez vezes. Os vencimentos das demais parcelas serão sempre nos dias 19 de cada mês. Naqueles que o dia 19 for feriado, sábado ou domingo, o vencimento passará para o primeiro dia útil subsequente.
Somente com o IPTU 2016 a Prefeitura de Nova Friburgo espera arrecadar quase R$ 19 milhões. Nos carnês é cobrada também a Taxa de Coleta de Lixo Doméstico (TCLD), cujo montante é repassado pela prefeitura à Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), responsável pela coleta de lixo no município.
Vale lembrar ainda que, para quem está com o imposto atrasado, basta ir até o setor da dívida ativa, na prefeitura, na Avenida Alberto Braune, 225, no Centro, com o número da inscrição e o nome completo. Neste caso, entretanto, não haverá desconto no pagamento.
Deixe o seu comentário