Inverno: um alerta sobre os perigos na alimentação

terça-feira, 10 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

No inverno, com as baixas temperaturas, é comum as pessoas sentirem mais fome e não prestarem atenção ao valor calórico e nutricional daquilo que comem, fazendo com que falte motivação para a prática de exercícios físicos, o que é um convite à gula e ao sedentarismo.

Nesta época do ano, portanto, existe a necessidade de alguns cuidados redobrados que precisam ser tomados, para que o inverno não seja sinônimo de aumento de peso.

Para a nutricionista Thaís Souza, que trabalha na Rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais, é importante ficar atento às escolhas dos alimentos. É necessário consumir regularmente vitaminas, minerais e fitoquímicos, que ajudam a estimular o sistema imunológico e a prevenir gripes, resfriados e infecções comuns no inverno. De acordo com a especialista, os exageros na alimentação não são bem-vindos, podem  resultar no ganho de peso e fazer com que as pessoas comecem a usar algum tipo de medicamento para controlá-lo, o que, consequentemente, gera prejuízos à saúde.

Segundo Thaís, há dicas básicas para quem não pretende brigar com a balança e quer aproveitar a estação com mais saúde.

“É importante beber bastante líquido, mesmo suando menos, beber água de coco ou sucos de frutas orgânicas. Outra dica é consumir chás quentes nas noites mais frias da estação, o que ajuda a manter a forma. Os chás de ervas, além de trazer benefícios à saúde, não contêm calorias, ao contrário do chocolate quente e do capuccino, por exemplo. Outra dica importante é evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. No inverno é comum as pessoas consumirem uma quantidade maior de vinho e conhaque para se manterem aquecidas, porém, 1g de álcool tem sete calorias, e seu consumo em doses elevadas favorece o aumento de peso e a desidratação. Ao escolher uma bebida alcoólica, opte por uma sangria, que pode ser diluída, contém poucas calorias e menos álcool, além de ser mais nutritiva”, afirma Thaís.

Para aquecer a noite, uma boa sugestão é um mingau de quinua ou amaranto com bebida vegetal de arroz e agave, uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras que ajudam a saciar a fome.  Confira abaixo a receita e outras dicas interessantes.

Dicas

• Ficar atento às escolhas dos alimentos

• Consumir alimentos ricos em vitaminas e sais minerais

• Beber bastante líquido, na forma de água, suco ou chás

• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

• Consumir sopas saudáveis e quentinhas, sem, no entanto, acrescentar carnes gordurosas

• À noite, prefira chás em vez de chocolate quente

• Ao consumir doces, opte por barrinhas de cereais, granola, chocolate amargo, ‘chocolate’ de alfarroba, além de frutas secas

RECEITAS

Mingau de quinua com cacau

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite de arroz

4 colheres (sopa) de quinua em flocos

1 colher (sobremesa) de cacau em pó

Agave a gosto

Modo de preparo:

Aquecer o leite de arroz em fogo baixo. Acrescentar a quinua e o cacau e mexer em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos. Adicionar agave a gosto.

Rendimento: 1 porção

Valor calórico por porção: 160 calorias

Fonte: Natalia Lautherbach - nutricionista da Rede Mundo Verde

Sangria com cranberry

Ingredientes:

- 1 garrafa (750ml) de vinho tinto orgânico

- 2 copos (400ml) de suco de cranberry

- 1 laranja sem casca e sementes cortada em pedaços, de preferência orgânica

- 1 maçã vermelha cortada em pedaços, de preferência orgânica

- 1 maçã verde cortada em pedaços, de preferência orgânica

- 2 xícaras (chá) de água mineral com gás

- 1 xícara (chá) de abacaxi picado, de preferência orgânico

- açúcar demerara orgânico a gosto

- canela em pau a gosto

Modo de Preparo:

Em uma jarra grande, misturar as frutas, juntar o vinho, o suco de cranberry, a água com gás e a canela. Misturar bem e adoçar a gosto.

Rendimento: 8 porções

Valor calórico: 130 calorias por porção

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade