Inverno também é uma estação florida em Vargem Alta

Apesar de a primavera ser a estação mais colorida, algumas espécies precisam do frio para desabrochar
quarta-feira, 28 de junho de 2017
por Guilherme Alt

Impulsionada pelo bairro de Vargem Alta, Nova Friburgo é a segunda cidade que mais produz flores no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), perdendo apenas para Holambra, em São Paulo. Na Região Serrana, metade da área de produção concentra-se no município friburguense, que conta com cerca de 500 produtores, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade é também responsável por mais da metade do plantio de flores na região: dos nove milhões de maços colhidos por ano na região, 4,5 milhões têm como origem o solo friburguense.

O bairro, pertencente ao distrito de São Pedro da Serra, é o maior produtor da cidade. Lá, são variados tipos de flores. Com a chegada do inverno, a produção reduz um pouco, mas nem por isso perde o destaque. Isso porque existem tipos de flores que só crescem em temperaturas mais baixas. Como é o caso da astromélia, gérbera e copo de leite.

“Temos uma grande variedade de flores, essa estação costuma ser bem florida, também”. É o que afirma o presidente da Associação de Moradores de Vargem Alta e floricultor, Amauri Verly. Segundo ele, o inverno de 2017 não parece ser dos mais rigorosos, o que prejudica um pouco o crescimento de algumas espécies, mas nada que atrapalhe toda a produção.

O produtor de flores José Ernane Bon afirma que só de área plantada são mais de 10.000m², para a produção de astromélia, uma das principais flores da estação. “Só pra astromélia é mais ou menos um hectare, para as outras também tem uma área grande de plantação. A astromélia é uma flor que cresce muito fácil no inverno e que costuma florescer bastante nessa época do ano. Outras flores que costumam aparecer bastante nessa época e que eu também planto são rosa, áster, chuva de prata, tango, gérbera”, diz.

A falta de chuva é um dos grandes problemas da estação mais fria do ano e um dos grandes vilões dos floricultores, que contam com a tecnologia e manutenção para não ter prejuízo. Com investimento pesado em infraestrutura como toldos especiais e sistema de irrigação, mantêm a produção em dia. “Para as espécies de frio, temos que ter cuidado porque o plantio começa no final do verão, época de muita chuva. As astromélias, gérberas e outras flores demoram cerca de quatro a cinco meses para florescerem”, afirma Amauri.

Durante o inverno, os produtores friburguenses exportam para cidades vizinhas do estado como Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras, além da capital e Niterói.

Circuito das Flores

Os turistas ou moradores da cidade que desejam conhecer as produções de flores durante o inverno podem fazer o Circuito das Flores, em Vargem Alta. Durante o passeio também é possível conhecer técnicas de cultivo de flores.

As visitas às estufas são guiadas e, geralmente, acontecem aos sábados. Ao longo do percurso é possível comprar algumas espécies das flores mais populares do inverno, como a astromélia e chuva de prata. Os interessados podem percorrer o circuito em transporte particular ou optar pelo deslocamento oferecido pelo tour. Para isso, basta contatar o telefone (22) 2523-5005.

 

  • A colheita de flores no inverno em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

    A colheita de flores no inverno em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Flores desabrocham em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

    Flores desabrocham em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Flores desabrocham em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

    Flores desabrocham em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Gérberas amarelas em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

    Gérberas amarelas em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Gérberas vernelhas em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

    Gérberas vernelhas em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

  • Gérberas lilases em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

    Gérberas lilases em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

  • A colheita em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

    A colheita em Vargem Alta (Foto: Henrique Pinheiro)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Flores | Turismo
Publicidade