Inverno: período de estiagem requer cuidados para evitar fogo em vegetação

domingo, 13 de julho de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Inverno: período de estiagem requer cuidados para evitar fogo em vegetação
Inverno: período de estiagem requer cuidados para evitar fogo em vegetação

O inverno é a estação do ano que costuma registrar um aumento considerável na incidência de incêndios florestais nas áreas verdes de Nova Friburgo. Este tipo de ocorrência é bastante comum em vários pontos da cidade no período de junho a outubro, trazendo uma série de prejuízos ambientais, financeiros e ao bem-estar da comunidade. Isso porque as áreas destruídas pelo fogo podem levar mais de meio século para serem recompostas naturalmente, ocasionam impactos no clima e comprometem a qualidade de vida da população, trazendo problemas de saúde como bronquite, dores de cabeça, náuseas e alergias, entre outros. 

Além da estiagem típica deste período, outro fator que contribui para o aumento dos casos de fogo em vegetação nesta época é a falta de conscientização da população, que mantém antigos hábitos. Por conta disso, é importante que a comunidade se conscientize e mude seus hábitos. A mais importante mudança é não realizar queimadas sem autorização — a principal causa de incêndios florestais. Trata-se de uma medida simples que pode contribuir para preservar as áreas verdes que cercam a cidade, já que 90% dos incêndios florestais são provocados pelo homem, conforme dados do 6º GBM. A ideia de que a prática é boa para o solo é um mito.

Outros cuidados que a comunidade deve ter é evitar jogar lixo e pontas de cigarro nas matas, principalmente garrafas de vidro e objetos metálicos. E não soltar balões, o que, além de causar queimadas, é crime.

Quem reside próximo às matas deve manter um aceiro em volta da residência como forma de prevenção. Qualquer indício de incêndio também deve ser comunicado imediatamente ao 6º GBM, através do número 193.

Vale destacar que, segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605, de 12 de fevereiro de 1998), quem provoca incêndio em matas ou florestas corre o risco de sofrer pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. Caso o crime seja culposo (cometido sem intenção), o tempo de detenção poderá ser de seis meses a um ano, além de multa. Quem fabrica, vende, transporta ou solta balões também está sujeito a pena de detenção de um a três anos. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade