Inverno multiplica campanhas de assistência social

Caldos solidários, rock do agasalho, sopões e doações são algumas das iniciativas em Nova Friburgo
sábado, 15 de julho de 2017
por Guilherme Alt
Distribuição de pães por voluntários da Cruz Vermelha nas madrugadas de Friburgo (Foto: Divulgação)
Distribuição de pães por voluntários da Cruz Vermelha nas madrugadas de Friburgo (Foto: Divulgação)

O inverno multiplica campanhas e iniciativas para ajudar a população carente a se aquecer.  Vale lembrar que, em 1º de julho, a cidade registrou a mínima de 2,2 graus de madrugada, em Salinas.

No final do último mês, as amigas Tati Zavoli, Lívia Coelho e Katya Coimbra, organizadoras do projeto das Caixas Solidárias, tomaram um susto ao perceber que as caixas e o cartaz da campanha tinham sumido. Um dia após a reportagem do A VOZ DA SERRA ser veiculada, as Caixas Solidárias, em que as pessoas doavam agasalhos e retiravam agasalhos livremente, que ficavam na Praça Getúlio Vargas, em frente ao coreto, desapareceram. As amigas decidiram encerrar a campanha, lamentando o ocorrido, através de um comunicado no Facebook. Mas outras iniciativas resistem:

Cruz Vermelha

Nas madrugadas mais frias, voluntários da Cruz Vermelha de Nova Friburgo costumam distribuir chocolate quente e pão com manteiga para moradores de rua. É uma forma de manter aquecido e alimentado quem não tem um teto para morar. O grupo tem realizado ações nas ruas de Friburgo desde o início de julho. 

Segundo o presidente da Cruz Vermelha de Nova Friburgo, Luiz Carlos Coutinho, o objetivo é fazer uma espécie de radiografia desses moradores. “Queremos descobrir quem são, de onde vieram, se estão sempre nos mesmo lugares. Vamos distribuir cobertores. Estamos trabalhando com a Acianf e pedimos à população que nos ajude”, disse.

Caldo solidário

Gabriel Borges, dono de uma empresa de delivery em Nova Friburgo, criou o projeto Quinta Solidária, em parceria com Mister Submarine. Na compra de um caldo verde, a empresa doa outro caldo para um morador de rua, sem custo adicional. Os caldos inicialmente eram distribuídos às quintas-feiras, mas foi estendido. “Atendendo a pedidos, nós distribuímos os caldos no domingo também. Se está frio para nós, que temos teto e cobertor, imagina pra quem não tem nada disso?”, observa o empresário.

Por noite, Gabriel chega a distribuir entre 10 a 12  caldos para os moradores de rua. “Nós estamos mapeando onde eles ficam para entregarmos os caldos. Pedimos ajuda para que nossos clientes também nos digam onde estão essas pessoas. Quem quiser participar da distribuição dos caldos, é só procurar a página do FriFood Delivery, no Facebook”, convida.

Rock do Agasalho

Pelo segundo ano consecutivo, por causa do sucesso do primeiro evento, será realizado o Rock do Agasalho II. É um movimento organizado por roqueiros friburguenses para angariar donativos. Em 2016, foram doadas mais de 800 peças. O evento acontecerá no próximo dia 30, das 14h às 22h, na Praça do Suspiro, e fará parte da programação do Festival de Inverno. As bandas Expresso Santiago, Os Bartira, Pedro Friedrich e Rock DaKombi já confirmaram presença.

“Este ano estamos querendo organizar um espaço para fazer entrega aos moradores de rua, partir para um conceito mais acolhedor. Eles precisam se sentir como qualquer um, precisamos achar uma equação que nos leve a uma forma mais digna e amorosa. É semeadura”, deseja Celso DaKombi, um dos organizadores da campanha.

Nossa Senhora das Graças

Famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Centro Social da Igreja Nossa Senhora das Graças, recebem auxílio em forma de doações de agasalhos, cobertores, remédios da farmácia popular. “Temos como missão promover a cidadania e amenizar algumas carências da comunidade de Olaria. Não assumimos o papel dos órgãos públicos, mas auxiliamos através da caridade e solidariedade”, explica Alan Alves da Costa, integrante do centro social.

Também são oferecidos, para as famílias cadastradas, assistência jurídica, cursos de informática, dança de salão, dentista, entre outros. “Além dessas atividades, nós realizamos mensalmente campanhas para doação de alimentos e, ao final de cada mês, nós montamos cestas básicas para distribuir às famílias cadastradas.”, afirma Alan.

 

A Igreja Nossa Senhora das Graças em parceria com a Acianf, realiza a Campanha dos Cobertores. Todo o material recebido também será doado para as famílias assistidas pelo centro social.

Doações de agasalhos

Em parceria com a Unimed-NF, os shoppings Friburgo e Cadima também estão recebendo doações de agasalhos. A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), junto ao Comitê das Entidades Beneficentes de Nova Friburgo (Cebenf), está na 20ª edição da Campanha do Cobertor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: inverno | Frio
Publicidade